O membro ISO em Espanha, a UNE, desenvolveu orientações nacionais para revigorar um dos seus sectores mais importantes depois de um confinamento extenso.

Trabalhando conjuntamente com o Instituto para a Qualidade no Turismo (ICTE), a Associação Espanhola para a Normalização publicou recentemente uma série de especificações nacionais que fornecem orientações e recomendações relacionadas com o COVID-19.

Com a saída de milhões de espanhóis e turistas estrangeiros do seu confinamento, muitos estão à procura de umas merecidas férias. Mais uma vez, as pessoas dirigem-se para as praias e cidades históricas espanholas. As novas especificações, conhecidas como UNE 0066, contemplam diretivas e medidas de segurança que irão ajudar os negócios da área do turismo a manter o coronavírus sob controlo.

As especificações aplicam-se a um conjunto de setores e operadores incluindo agências de viagens e postos turísticos, restaurantes, hotéis e alojamentos locais, transportes públicos, adegas, museus e monumentos. Respondendo a uma necessidade urgente, o projeto recebeu apoio total por parte do Secretário do Turismo espanhol e foi desenvolvida em tempo recorde. A ICTE abordou a tarefa substancial de desenvolver os documentos e obter o consenso das partes interessadas relevantes, de modo a fornecer um protocolo claro e harmonizado que pudesse ser aplicado em todo o país.

O Ministro da Saúde espanhol deu o seu apoio total às especificações, sublinhando a eficácia da parceria público-privada que foi responsável por esta iniciativa. Estas especificações suplementam as normas de turismo da UNE, assim como as medidas de saúde pública que se aplicam tanto aos residentes como aos visitantes, incluindo o distanciamento social, comportamentos preventivos e a utilização de máscaras de proteção. Mas as novas especificações vão ainda mais longe, abrangendo áreas como limpeza e desinfeção, avaliação e controlo de acessos, equipamentos de proteção individual para os funcionários, pagamento sem contacto e sistemas de reserva, e o desenvolvimento de planos de contingência.

Em muitos países, um dos maiores desafios que os cidadãos e os negócios enfrentaram ao lidar com a pandemia do COVID-19 foi a falta de uma abordagem consistente, mesmo ao nível nacional. Agora, a UNE forneceu um conjunto unificado de orientações para aplicação em qualquer lado. Destacam a importância que as normas têm na sociedade, trazendo clareza e estabelecendo confiança.

As especificações criadas pela UNE têm o potencial para serem utilizadas como uma base sólida para a ISO/TC 228 desenvolver um consenso mais alargado ao nível internacional. Estas orientações foram disponibilizadas gratuitamente, e os negócios turísticos de todas as dimensões irão beneficiar com estas indicações claras sobre como proteger os seus funcionários e clientes.

 

Fonte: www.iso.org