A infinidade de sistemas de contabilidade e / ou sistemas de planeamento de recursos empresariais (ERP) no mercado significa que os auditores precisam de mais tempo e entendimento para obter todas as informações necessárias. Acabou de ser publicada uma nova norma que vai ajudar a tornar a recolha de dados de auditoria mais eficiente e confiável para todo o setor.

 

A ISO 21378, recolha de dados de auditoria, visa ajudar os auditores a ter acesso e decifrar dados de auditoria, padronizando o processo de identificação, classificação e recolha. Facilitará a acessibilidade e a transparência dos dados de auditoria, padronizará o processo de recolha e evitará a duplicação do trabalho. Espera-se que aumente a eficiência dos auditores, economizando tempo e esforço valiosos, além de melhorar a eficácia da auditoria.

A ISO 21378 define uma estrutura comum para elementos de dados de contabilidade e fornece as informações necessárias para extrair o que é relevante. Também fornece uma maneira de expressar as informações de forma consistente, independentemente do sistema de contabilidade ou do sistema ERP usado. É aplicável aos dados extraídos em áreas como contabilidade, contas a receber, vendas, contas a pagar, compra, stock e imobilizado.

A nova norma será útil para governos, auditores internos e externos, auditados e stakeholders relacionados, como fornecedores de ERP e software de contabilidade.

 

14.01..2020
Fonte: iso.org