Quando a única certeza é a incerteza, a “caixa de ferramentas de gestão do risco” da IEC e da ISO ajuda as organizações a manterem-se à frente das ameaças que podem afetar o seu sucesso.

Todos os negócios enfrentam ameaças de forma recorrente, que vão desde mudanças políticas imprevisíveis até tecnologias em rápida evolução e disrupção da competitividade. A IEC e a ISO desenvolveram uma “caixa de ferramentas” de normas de gestão do risco para ajudarem as empresas a prepararem-se, a responderem e a recuperarem com mais eficácia. Inclui uma norma recentemente atualizada sobre técnicas de avaliação de risco.

A IEC 31010, Gestão de risco – Técnicas de avaliação de risco, abrange um conjunto de técnicas para identificar e compreender o risco. Foi atualizada para expandir o seu leque de aplicações e para acrescer mais detalhe do que nunca. Complementa a ISO 31000, Gestão de risco.

A IEC 31010 descreve o processo a ser seguido na avaliação de risco, desde a definição do âmbito até à produção de relatórios. Introduz um conjunto abrangente de técnicas para identificar e compreender o risco num contexto técnico ou de negócio.

A “caixa de ferramentas” de gestão de risco da IEC e da ISO contém normas acordadas internacionalmente, contemplando as melhores práticas e referências sobre como gerir o risco, assim como uma estrutura de gestão de risco, princípios definidos e processos.

O Professora Jean Cross, Coordenadora do grupo de especialistas que mantém e revê a IEC 31010 disse: “A IEC 31010 é um complemento valioso da ISO 31000 ao fornecer detalhes sobre como o risco pode ser avaliado e descrevendo as vantagens e desvantagens das diferentes técnicas que podem ser utilizadas”.

“A norma é útil tanto como parte de um processo de gestão do risco, como para comparar opções e oportunidades. de modo a que as decisões sejam baseadas numa boa compreensão do risco”, disse ela.

A IEC 31010 foi desenvolvida pelo Joint Working Group 16, que conjuga especialistas do Comité Técnico 56 do IEC, Confiabilidade, e do ISO/TC 262, Gestão de Risco. O secretariado de ambos os comités é detido pelo BSI, membro da IEC e da ISO para o Reino Unido.

A IEC 31010 pode ser adquirida a partir da loja online da IEC ou da ISO, bem como a partir da IEC ou dos membros ISO.

 

09.07.2019
Fonte: iso.org