Estamos mais conectados que nunca. O crescimento das ligações à internet de alta velocidade nas nossas casas e escritórios só foi superado pelo número de smartphones nas nossas mãos e de dispositivos portáteis como as pulseiras de fitness.

Dispositivos como estes recolhem e processam dados pessoais. Isso pode incluir dados geográficos e biométricos, ou a frequência e timing das suas interações como o dispositivo. E isso é legítimo e útil para aqueles que pretendem obter informações objetivas sobre, por exemplo, os seus hábitos de sono. Mas também fornece oportunidades lucrativas a empesas que usam esse tipo de dados para comercializar os seus produtos e serviços, frequentemente sem o nosso consentimento informado.

Conforme os consumidores se foram tornando mais conscientes acerca do tipo de informação que está a ser recolhido, muitos expressaram o seu desconforto. Desde o sentimento de que “alguém está a vigiar-nos” até à venda flagrante de detalhes pessoais a terceiros, as pessoas estão justificadamente preocupadas com a sua privacidade online.

A nova norma, desenvolvida conjuntamente pela ISO e pelo comité da IEC sobre segurança da informação, cibersegurança e proteção da privacidade, fornece detalhes sobre a implementação de princípios de privacidade da ISO/IEC 29100. Especificamente, aborda o consentimento e a escolha (Princípio 1) e a abertura, transparência e aviso prévio (Princípio 7).

O Diretor do Comité, Dr. Andreas Wolf, indicou que “as pessoas estão preocupadas com a recolha e utilização de Informação Pessoalmente Identificável (IPI) por parte dos serviços online. Em muito casos, tal acontece porque não existe uma explicação clara sobre como essa IPI é processada, armazenada, mantida e gerida. Esta nova Norma Internacional irá ajudar a trazer a clareza e tranquilidade de que todos necessitamos.”

Para além de fornecer informação mais clara sobre que tipo de IPI está a ser recolhida e sobre como esta é utilizada, a ISO/IEC 29184 irá contribuir para uma melhor compreensão daquilo que estamos a fornecer quando subscrevemos um serviço online e, também muito importante, saber como retirar esse consentimento.

A nova Norma Internacional para proteger a privacidade online pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

Fonte: www.iso.org