Criada para funcionar “de mãos dadas” com a ISO 9001, esta nova Norma de Sistema de Gestão representa uma mudança de paradigma na gestão dos riscos e oportunidades da cadeia de fornecimento nas indústrias do petróleo, petroquímica e gás natural.

A ISO 29001, Indústrias do petróleo, petroquímica e gás natural – Sistemas de gestão da qualidade específicos para o setor – Requisitos para organizações fornecedoras de produtos e serviços, junta-se a um conjunto de normas de sistema de gestão que são ajustadas de acordo com as necessidades de setores específicos. Substitui a anterior especificação técnica ISO/TS 29001 e vai muito além de uma simples mudança de nome. A revisão mais significativa reside na forma como foi alinhada com a ISO 9001.

Ted Fletcher, Coordenador do grupo de trabalho que desenvolveu a norma ISO 29001 e Jarno Dakhorst, o Secretário desse grupo, explicam que a nova norma foi desenvolvida a partir da ISO 9001 através da definição de requisitos suplementares com orientação de apoio, para promover a normalização dos requisitos de qualidade dentro do setor. Destacam alguns elementos que serão familiares para aqueles que já usavam a especificação técnica que a antecedeu, mas foram introduzidos alguns novos elementos no seu processo de transformação numa Norma Internacional. Explicaram que o foco crescente sobre os objetivos de negócio e a gestão do risco que existiam na ISO 9001:2015 foram o ponto de partida para a criação da nova Norma Internacional.

Onde a anterior especificação técnica fornecia requisitos específicos do setor e orientação que complementavam os requisitos gerais a ISO 9001, a nova ISO 29001 também contempla uma abordagem baseada no risco sobre a forma como as organizações especificam e implementam os requisitos de um sistema de gestão da qualidade nas indústrias do petróleo, petroquímica e do gás natural. Promove também a normalização ao longo de todo o setor ao fornecer uma estrutura para alinhar os requisitos com normas de sistemas de gestão complementares.

Para aqueles que pretendem compreender na totalidade as diferenças entre a especificação técnica e a nova norma, existe mais informação disponível no site da comissão técnica que a desenvolveu.

A ISO 29001 pode ser adiquirida através do seu membro ISO nacional ou a partir da Loja ISO.

 

Fonte: www.iso.org