A responsabilidade social não é boa apenas para os negócios, é para todos. Novas orientações internacionais para o setor agroalimentar acabam de ser publicadas.

Do fim da fome e da obesidade à proteção dos nossos recursos naturais, a indústria alimentar e agrícola tem um papel enorme a desempenhar no desenvolvimento sustentável de nosso mundo. A ISO 26000 é um documento de referência internacional para responsabilidade social, fornecendo orientações sobre as melhores práticas para ajudar as organizações a operar de maneira ética e transparente que contribuam diretamente para o desenvolvimento sustentável. Agora, uma nova especificação técnica para a indústria agroalimentar fornece orientações específicas do setor sobre a implementação da responsabilidade social e, em particular, a ISO 26000.

ISO / TS 26030, Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável – Orientações sobre o uso da ISO 26000:2010 na cadeia alimentar, fornece diretrizes sobre como uma organização na cadeia de produção de alimentos pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, considerando todas as leis, regulamentos e expetativas das partes interessadas. Ajudará organizações como empresas de alimentos, cooperativas, processadores, independentemente do seu tamanho ou localização, a desenvolver uma lista de atividades que os levarão a ser mais socialmente responsáveis.

Sandrine Espeillac, gerente do comité técnico da ISO que desenvolveu a orientação, disse que há uma procura crescente dos consumidores por práticas sustentáveis ??e socialmente responsáveis ??em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos, criando uma necessidade real de sistemas e processos acordados internacionalmente.

“O setor de alimentos e agricultura tem uma influência significativa no nosso mundo e no nosso bem-estar”, disse ela.

“O uso da ISO / TS 26030, portanto, não apenas ajudará a melhorar a responsabilidade social e a sustentabilidade na indústria de alimentos, mas também terá um impacto positivo na sociedade como um todo. Também ajuda as organizações a contribuir para muitos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. ”

Isso é reforçado pela participação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no desenvolvimento do documento, acrescenta Espeillac.

Além disso, essa especificação técnica ISO ajudará a harmonizar as várias abordagens da sustentabilidade no setor a nível internacional, oferecendo aos utilizadores uma vantagem competitiva.

A ISO / TS 26030 também foi objeto de um simpósio sobre o alcance dos objetivos de responsabilidade social, realizado no Conselho Económico, Social e Ambiental do governo francês em Paris, França.

O evento, organizado pela La Cooperation Agricole, AFNOR e BPI France, foi aberto por Patrick Bernasconi, Presidente do Conselho, e contou com palestrantes do ministério da agricultura francês, La Coopération Agricole e AFNOR, juntamente com especialistas em responsabilidade social e padronização.

A ISO / TS 26030 é uma aplicação do setor de alimentos da ISO 26000, Orientação sobre responsabilidade social, o principal padrão da ISO para responsabilidade social. Foi desenvolvido pelo comité técnico da ISO ISO / TC 34, Food products, cuja secretaria é realizada pela AFNOR, membro da ISO na França.

 

Fonte: ISO