Com a possibilidade de criar formas complexas e utilizar materiais exóticos, a impressão 3D, ou fabricação aditiva, foi adotada por diversas indústrias, desde a automóvel à médica, assim como por amadores e inventores. Funciona através da deposição de material em camadas, construindo um objeto apenas a partir dos respetivos planos num ficheiro. Até agora, essa informação era codificada num formato de ficheiro de estereolitografia (STL). A nova norma irá substituir o STL pelo Formato de Ficheiro de Fabricação Aditiva (Additive Manufacturing File Format ou AMF).

A ISO/ASTM 52915, Especificação para formato de ficheiro de fabricação aditiva (AMF) Versão 1.2, publicada em Maio, foi desenvolvida pelo grupo de especialistas do comité técnico da ISO sobre fabricação aditiva, o ISO/TC 261[1], em parceria com a ASTM International.

O Diretor do Comité, Professor de Tecnologias de Fabrico e Fabricação Aditiva, Dr. Christian Seidel, descreve alguns dos benefícios do novo formato de ficheiro:

“O formato de ficheiro AMF oferece um grande potencial para suportar o desenvolvimento futuro do setor da fabricação aditiva e irá tornar-se exponencialmente mais relevante para a indústria nos próximos anos. O AMF descreve um objeto de uma forma tão geral que qualquer máquina pode construí-lo da melhor forma possível, sendo assim independente da tecnologia.”

“É fácil de implementar e compreender, é escalável e tem uma boa performance. Crucialmente, é compatível com as versões anteriores, permitindo que qualquer ficheiro STL possa ser convertido, e é compatível com o futuro, permitindo que novas características sejam adicionadas, acompanhando o avanço das necessidades da tecnologia.”

A nova norma desenvolvida conjuntamente pela ISO/ASTM, especifica os requisitos para a preparação, apresentação e transmissão do AMF. Quando preparado num formato eletrónico estruturado, aderindo estritamente a um esquema XML, suportará uma interoperabilidade cumpridora das normas. Não especifica nenhuns mecanismos explícitos para garantir a integridade dos dados, assinaturas eletrónicas e encriptações.

A ISO/ASTM 52915 pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou a partir da Loja ISO.

 

Fonte: www.iso.org