A implementação de um sistema de gestão ambiental pode ser um desafio para as pequenas empresas. Um novo manual da ISO foi concebido para ajudar as PME a melhorarem o seu desempenho ambiental utilizando a ISO 14001.

Os benefícios de abordar questões ambientais não são apenas vinculados à proteção do meio ambiente, mas também podem ser encontrados no desempenho e rentabilidade dos negócios de uma empresa. O manual da ISO 14001: 2015, Environmental management systems – Um guia prático para PME foi recentemente atualizado para ter em consideração a última edição da norma, publicada em 2015.

Susan L. K. Briggs, autora do manual e líder da ISO/TC 207/SC 1/WG 5, o grupo que liderou a revisão desta norma, diz: “Com o lançamento da revisão da norma, várias novas exigências foram incorporadas, tais como o foco no contexto organizacional, riscos e oportunidades, e requisitos de liderança. Para facilitar a ampliação da aceitação desta norma, foi importante desmistificar esses conceitos para pequenas e médias empresas que são, de longe, as organizações mais numerosas na maioria das economias, especialmente porque muitas empresas insistem cada vez mais em que os requisitos da ISO 14001 sejam respeitados dentro da cadeia de suprimentos “.

Para as PME, a implementação de um sistema de gestão ambiental pode ser um verdadeiro desafio, já que os recursos técnicos e financeiros, assim como a disponibilidade de tempo do pessoal, são frequentemente limitados. “Espero que este manual, que contém conhecimentos técnicos, ferramentas, modelos e orientações que eu mesma adquiri através da implementação destes sistemas, apoie as PME no cumprimento dos requisitos. A esperança é reduzir a carga financeira da contratação de especialistas técnicos… mas as PME ainda precisam de investir tempo “, diz Briggs.

“A chave para o sucesso das PME é a alavancagem da sua estrutura informal de gestão e dos processos de tomada de decisão e não a sua substituição por métodos excessivamente complexos e burocráticos.” A autora resume tudo em poucas palavras: “A norma fornece o “o quê”, enquanto o manual fornece o “como”. A ISO 14001 é um conjunto de requisitos de gestão ambiental que uma organização deve satisfazer. O manual fornece ajuda prática, exemplos e orientações sobre como ir ao encontro desses requisitos”.

 

 

Embora o manual tenha sido concebido com as PME em mente, as organizações de todos os tamanhos irão encontrar a informação útil para o processo de implementação ou atualização do seu sistema de gestão ambiental para a ISO 14001: 2015.

O secretário-geral da ISO, Nicolas Fleury, comenta: “Esperamos que esta nova edição, destinada a ajudar a alcançar os benefícios da ISO 14001, seja de uso prático para as pequenas empresas, seja qual for sua atividade e onde quer que possam estar sediadas no mundo, mas especialmente nos países em desenvolvimento e economias em transição. A ISO 14001: 2015 é uma ferramenta que ajuda a apoiar o acordo climático de Paris e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Esperamos que este manual incentive uma maior aceitação da norma, ajudando as organizações a mitigar seu impacto ambiental”.

A ISO 14001 é uma das várias Normas internacionais que ajudam a apoiar a melhoria de gestão ambiental e a combater as alterações climáticas. Outras normas ISO incidem sobre a gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ajudam as organizações a reportar as duas emissões de GEE ou reduções, de forma a cumprir os requisitos regulamentares nacionais aplicáveis, participar no mercado de emissões de carbono ou demonstrar seu compromisso com a responsabilidade social corporativa.

O manual está disponível para compra de seu membro ISO ou através da loja ISO.

Benefícios da ISO 14001: 2015 para as PME

As pequenas empresas podem alcançar os mesmos resultados de gestão ambiental que as grandes empresas. Ter um sistema de gestão da ISO 14001 implementado permite:

  • Melhorar as práticas comerciais
  • Minimizar os impactos ambientais aumentando, simultaneamente, a produtividade
  • Alcançar uma vantagem competitiva, abrindo novas oportunidades de negócios
  • Melhorar a eficiência operacional e economizar custos, particularmente no que diz respeito ao consumo de energia e à gestão de resíduos.
  • Dar credibilidade e confiança às agências reguladoras e a outras partes interessadas, incluindo os clientes.

Os incentivos à implementação da ISO 14001 diferem de país para país; estes podem variar entre uma diminuição da frequência de inspeção até menores prémios de seguro ou subsídios governamentais.

 

Fonte: www.iso.org