Uma nova norma ISO fornece orientações sobre o modo correto de manter as pessoas informadas durante uma crise.

Para muitas organizações e negócios as redes sociais constituem uma oportunidade valiosa de chegarem até às pessoas que pretendem atingir. A velocidade à qual a informação pode ser divulgada significa que as plataformas sociais são um modo valioso de transmitir informações durante uma emergência.

Infelizmente, informações erradas podem espalhar-se com a mesma rapidez, tendo consequências potencialmente desastrosas. Para situações desafiantes que exigem comunicação efetiva foi agora disponibilizada orientação sobre a norma ISO 22329, Segurança e resiliência – Gestão de emergências – Orientações para a utilização de redes sociais em emergências, a Norma Internacional mais recente do comité técnico responsável por estas questões.

“As redes sociais são o primeiro local que muita gente procura quando necessitam de informação ou quando pretendem fazer conhecer aquilo que está a acontecer nas suas vidas. Numa crise, é fundamental garantir que a informação é credível.”
Åsa Kyrk Gere
Presidente do Comité ISO/TC 292, Segurança e Resiliência

A nova Norma Internacional vem mudar o paradigma vigente no que se refere à utilização apropriada de uma vasta gama de plataformas atualmente disponíveis e fazer chegar a informação certa às pessoas no momento adequado.

Para além de fornecer orientações sobre a utilização das redes sociais em gestão de emergências, a nova norma ISO também ajuda as organizações e o público a utilizarem e interagirem com eficácia através das redes sociais antes, durante e depois de um incidente. Também abrange as formas através das quais as redes sociais podem apoiar o trabalho dos serviços de emergência.

A ISO 22329 pode ser utilizada por qualquer pessoa envolvida na gestão de emergências e comunicação de crise, incluindo organizações governamentais e não-governamentais e negócios.

 

Fonte: https://www.iso.org