Dois dos maiores nomes mundiais da normalização, a IEC e a IEEE, juntaram forças com a ISO para atualizar uma norma essencial para os consumidores. A IEC/IEEE 82079-1, Preparação da informação para uso (instruções de utilização) de produtos – Parte 1: Princípios e requisitos gerais, irá ajudar os fabricantes a criar informação clara para a utilização dos seus produtos. O membro ISO para a Alemanha (DIN) esteve envolvido na criação da IEC/IEEE 82079-1 e o seu Conselho do Consumidor acredita que a norma terá um papel fundamental na melhoria da confiança e segurança do consumidor.

A Dra. Gabriela Fleischer faz parte do Conselho do Consumidor da DIN, em Berlim. Afirmou que têm plena consciência da necessidade de melhorar os normativos existentes: “Em 2009 conduzimos um estudo de consumidores muito aprofundado que indicou que a informação disponível sobre a utilização dos produtos ficava frequentemente abaixo das expectativas”. Muitos fabricantes falham mesmo nos aspetos mais básicos (linguagem, traduções, pontuação, apresentação e coerência geral). Como Gabriela observa, “preparar informação para uso não é uma tarefa trivial e necessita de consideração e atenção máximas”.

Também existe o potencial real da IEC/IEEE 82079-1 trazer benefícios que vão além dos fabricantes e normalizadores. “A norma mostrou o seu valor como uma base sólida para legisladores que pretendem melhorar a sua proteção do consumidor”, disse ela. Por exemplo, esta norma foi adotada em abril de 2020, na sua totalidade, pelo Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica com a designação EN/IEC/IEEE 82079-1. Como resultado, mais de 0 países vão implementá-la como uma norma nacional no prazo de seis meses, o que confirma a versatilidade desta norma.

A norma aplica-se a praticamente todos os tipos de produtos imagináveis, incluindo aqueles que são utilizados por profissionais. Gabriela Fleischer acredita que nenhum fabricante pode dar-se ao luxo de ignorar a nova norma, independentemente do seu sector: “Se fabricar alguma coisa, desde eletrodomésticos, software, mobiliário, brinquedos, equipamentos audiovisuais, ferramentas mecânicas ou manuais, maquinaria como corta-relvas ou mesmo dispositivos médicos como aparelhos auditivos e pacemakers, então esta norma é essencial para a utilização segura e eficaz do seu produto!”.

Com muitos fabricantes a atravessarem uma fase de incerteza, na sequência de um declínio no consumo, ir ao encontro das expectativas é mais importante que nunca. Fornecer informação fácil de compreender que ajude na utilização de um produto é uma peça essencial no puzzle da satisfação do consumidor. Na excitação que acompanha a desembalagem de uma nova compra, muitos de nós evitamos ler as instruções, preferindo uma mescla de intuição e experiência. Isso é parte da natureza humana, mas muitas vezes é a fraca qualidade da informação sobre o uso que desencoraja os consumidores e leva-os a não tirarem de um produto o partido pretendido pelo fabricante. A norma IEC/IEEE 82079-1 vai ajudar a mudar isso.

08.10.2020