As Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCH) constituem uma fonte de energia limpa, renovável e pouco dispendiosa que pode ser implementada virtualmente em qualquer local onde exista água em quantidade suficiente. São uma excelente solução para fornecer eletricidade em áreas rurais remotas, mas se a sua utilidade é clara, o seu potencial continua a ser subaproveitado. Uma nova série de documentos de orientação foi recentemente publicada, com o objetivo de estimular o mercado em todo o lado, particularmente onde é mais necessário.

Dividida em três partes, a ISO IWA 33, Orientações técnicas para o desenvolvimento de pequenas centrais hidroelétricas, especifica os princípios gerais e os requisitos básicos para a conceção de projetos de PCH até 30 MWe. O Acordo Internacional de Workshop também fornece orientações em questões como metodologias, procedimentos e requisitos de resultados na seleção de locais para instalação de uma PCF, definindo os termos técnicos e definições profissionais comummente utilizados.

Xiaobo Hu, Líder de Projeto do grupo de especialistas que desenvolveu esta orientação, disse que o potencial das PCH em muitos países em desenvolvimento continua por explorar e é impedido por um conjunto de fatores que incluem a falta de definição das melhores práticas ou normas para o desenvolvimento de PCH.

“Aumentar o desenvolvimento de tecnologias de energia renovável é essencial para mitigar os efeitos das alterações climáticas e a energia hidroelétrica é uma solução importante”, disse ela.

“Sendo verdade que a utilização de PCH está a aumentar, ainda existem muitas limitações no que se refere aos regulamentos. Este documento tem como objetivo ajudar os legisladores com o seu trabalho e a aumentar a sua base de conhecimento relacionada com os recursos de água existentes. Isto irá ajudá-los a tomar decisões mais eficientes, relacionadas com a melhoria de centrais antigas, desenvolver centrais novas e atrair investimento.”

A série IWA 33 foi desenvolvida com a participação de cerca de 80 especialistas internacionais e 40 agências internacionais. Pode ser adquirida a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

 

Fonte: www.iso.org