Na atualidade, com a população mundial a lavar as mãos mais frequentemente que nunca, estamos todos bem cientes da importância de manter tudo limpo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um em cada dez pacientes contrai uma infeção enquanto está a receber tratamento médico e um controlo e prevenção eficazes das infeções pode reduzir as infeções associadas aos cuidados de saúde em, pelo menos, 30%.

O controlo de contaminações para prevenir infeções e a disseminação de patógenos são preocupações-chave de muitas indústrias, tais como as da saúde animal, alimentar, agricultura, cosméticos, transportes e outras.

As superfícies biocidas são uma ferramenta valiosa, porque destroem ou inativam patógenos indesejados, contribuindo assim para um ambiente mais limpo. Contudo, a performance de tais superfícies pode variar, conduzindo à necessidade de orientações eficazes e de métodos de teste que garantam que estão à altura do desafio.

Um comité de especialistas ISO recentemente criado, o ISO/TC 330, Superfícies com propriedades biocidas e antimicrobianas, está orientado para eliminar inconsistências no setor através do desenvolvimento de requisitos e orientações internacionalmente acordadas. O seu propósito é desenvolver normas sobre métodos de teste que meçam a performance biocida e a eficácia de quaisquer superfícies com propriedades antimicrobianas, assim como a sua compatibilidade com vários desinfetantes e agentes de limpeza.

A ISO/TC 330 será gerida pela AFNOR, membro ISO para França. Todos os interessados em contribuir para o comité técnico devem contactar o seu membro ISO nacional.

 

Fonte: www.iso.org