A resiliência é a chave para qualquer empresa que queira prosperar num mundo em constante mudança. Uma nova norma agora publicada irá ajudar as organizações a melhorar a sua posição para enfrentar os desafios futuros.

As alterações climáticas, as crises económicas e as tendências do consumidor são apenas algumas das dificuldades que podem afetar drasticamente a forma como uma organização conduz os seus negócios e sobrevive. A resiliência organizacional é a capacidade de uma empresa absorver e adaptar-se a essa imprevisibilidade, enquanto continua a cumprir com os objetivos que necessita de alcançar.

Uma nova norma, ISO 22316, Security and resilience – Organizational resilience – Principles and attributes, fornece uma estrutura para ajudar as organizações a assegurar o futuro dos seus negócios, detalhando os princípios-chave, atributos e atividades que foram identificados por especialistas de todo o mundo.

James Crask, coordenador do grupo de trabalho WG 2 do ISO/TC 292, o grupo de especialistas que desenvolveu a norma, diz que melhorar a resiliência das organizações assegura que estas não só ficam mais bem preparadas para antecipar e dar reposta a potenciais riscos, mas também para aproveitar melhor as oportunidades.

“A norma tem uma visão ampla dos fatores que podem impulsionar a resiliência numa organização; muitos destes são comportamentais e, historicamente, têm sido negligenciados. É por isso que um dos princípios fundamentais da norma é ajudá-los a desenvolver uma cultura que suporte a resiliência.”

“Também envolve o desenvolvimento das formas já existentes de gestão de risco, a criação de valores comuns e uma consciencialização sobre a mudança de contextos, apoiados por uma liderança forte e capacitada”.

A ISO 22316 foi desenvolvida pelo grupo de trabalho WG 2, Continuity and organizational resilience, do comité técnico ISO/TC 292, Security and resilience, cujo secretariado é detido pelo SIS, o membro da ISO da Suécia. Agora está disponível no seu membro ISO ou através da loja ISO.

 

08.06.2017
Fonte: www.iso.org