Tornar-se mais verde é o objetivo de cada vez mais organizações no setor da construção, reconhecendo o seu potencial para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e criar espaços mais sustentáveis para todos. Os métodos e materiais que utilizam fornecem uma ponderosa oportunidade para alimentar esta tendência, pelo que para apoiar escolhas de materiais de construção mais verdes, a ISO acabou de publicar a sua primeira norma para materiais de construção sustentáveis.

A ISO 17889-1, Sistemas de revestimento cerâmico – Sustentabilidade para azulejos e materiais de instalação – Parte 1: Especificação para azulejos, pretende abrir caminho em termos de normas para a sustentabilidade nos materiais de construção. Define os requisitos para azulejos sustentáveis de acordo com critérios ambientais, económicos e sociais, permitindo que os utilizadores escolham os produtos que mais contribuem para a construção de edifícios sustentáveis. A norma também permite a comparação dos resultados de tais análises, apoiando assim os esquemas de certificação.

Andrea Contri, Líder de Projeto e Coordenador do grupo de especialistas que desenvolveram a norma, disse que a utilização da série de normas ISO 17889 irá guiar todos os membros da cadeia de fornecimento e de materiais de instalação, incluindo os designers e os empreiteiros.

“Este é um ponto de viragem histórico para a indústria da construção, porque enquanto temos várias normas que abordam o tema da construção e engenharia civil na sua totalidade, esta é a primeira que é dedicada a materiais individuais”, disse ele.

“Espera-se que a adoção generalizada desta norma venha a promover a utilização de materiais sustentáveis, aumentando a procura pelos mesmos e contribuindo para uma redução do impacto ambiental dos edifícios.”

A ISO 17889-1 aplica-se a azulejos enquanto a segunda parte da norma, atualmente em desenvolvimento, irá aplicar-se especificamente a materiais de instalação tais como adesivos, argamassas e membranas.

A ISO 17889-1 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 189, Azulejos cerâmicos, cujo secretariado é detido pela ANSI, membro ISO para os EUA. Está disponível a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

Fonte: www.iso.org