A segurança da informação e a proteção de dados são cada vez mais fundamentais para as organizações, pois são dos ativos mais importantes para qualquer organização.
Com o avanço tecnológico e a partilha de informações, não há um segundo em que não estejamos vulneráveis e expostos a potenciais furtos de dados pessoais e privados.
Com a transformação digital e com o consequente incremento da acessibilidade e recurso à Internet ou dispositivos cloud pelos seus colaboradores, as organizações são alvos cada vez mais fáceis.
Ao contrário do que se pensa, os alvos destes ciberataques não são apenas as grandes empresas. Estes podem afetar organizações de qualquer dimensão e, é frequente, preferirem-se alvos de pequena ou média dimensão, já que este segmento de empresas tem normalmente menos capacidade para se defender.
Nos dias de hoje, as organizações devem encetar esforços com o objetivo de garantir que a segurança da sua informação sensível, independentemente da área de atuação.
A ISO 27001 é uma das principais normas nesta área
Mais do que obter uma certificação, implementar um Sistema de Gestão, de acordo com a norma ISO 27001, é proteger a sua organização de ciberataques, tendência que tem verificado um aumento substancial nos últimos anos.
Ao implementar a ISO 27001, a sua organização implementará um Sistema de Gestão da Segurança da Informação abrangente aos três aspetos essenciais de um regime de segurança da informação: pessoas, processos e tecnologia.
A segurança da informação envolve mais fatores, não estando limitada à vertente tecnológica. Envolve também a infraestrutura, proteção legal, gestão de processos e de pessoas. O seu principal papel é descrever o método de gestão da segurança da informação dentro de uma organização.
A implementação de procedimentos necessários para preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade de toda a informação demonstra, de forma clara, a validade da sua informação e o compromisso real com a segurança.
Este sistema é apoiado pela gestão de topo, adaptável à cultura e à estratégia da organização, e é constantemente monitorizado, atualizado e revisto, utilizando um processo de melhoria contínua.
Após a identificação de possíveis problemáticas que podem acontecer com as informações da organização, são definidas quais as necessidades que devem ser priorizadas para evitar que os problemas aconteçam.
“Ao implementar a ISO 27001, a sua organização implementará um Sistema de Gestão da Segurança da Informação abrangente aos três aspetos essenciais de um regime de segurança da informação: pessoas, processos e tecnologia.”
A filosofia da ISO é estabelecida em detetar riscos, descobrir onde eles estão e, depois de localizados, tratá-los sistematicamente. É também importante referir que um ciberataque, com extorsão de informação ou um ato de sabotagem podem não acontecer através de um ataque direto à nossa organização.
Por vezes, tal pode ocorrer com outras entidades, mas o efeito de contágio por toda a cadeia de fornecimento acaba por afetar a imagem e reputação de todos.
Independentemente do tamanho do cliente e do fornecedor ambos devem ser responsáveis, cada um na sua posição na cadeia de valor, para garantir a segurança de todas as partes interessadas.
Com a ISO 27001, a sua organização será capaz de garantir que o Sistema de Gestão da Segurança da Informação se adapte às mudanças organizacionais para identificar e reduzir continuamente os riscos.
A ISO 27001 pode ser aplicada a organizações de diversas tipologias e independentemente do seu sector de atividade.
Os principais benefícios da implementação e posterior certificação de acordo com este referencial são:
- Criação de uma cultura de segurança da informação na organização, através da divulgação de políticas e de linhas de orientação;
- Identificação proativa das ameaças e vulnerabilidades a que uma organização está sujeita;
- Elevada confidencialidade e integridade da informação;
- Aumento da confiança de todas as partes interessadas;
- Definição de um plano de recuperação de desastres/ataques;
- Garantia da continuidade de negócio;
- Monitorização contínua das infraestruturas que suportam os sistemas.
Na Vexillum, implementamos, auditamos e mantemos Sistema de Gestão da Segurança da Informação, permitindo às empresas poupar tempo e recursos, na implementação da ISO 27001 e/ou obtenção da certificação.
Pretende mais informações?
Preencha o formulário abaixo que nós entramos em contacto.
Erro: Formulário de contacto não encontrado.