Existem centenas de milhares de elevadores de passageiros e carga em utilização a cada momento em todo o mundo. Transportar-nos de forma segura dentro dos edifícios exige algumas normas bastante rigorosas. Mas as regras e regulamentos nacionais ou regionais que se aplicam neste âmbito estão refletidas em diferentes normas, transformando o negócio internacional num problema. Pela primeira vez, uma Norma Internacional da ISO foi publicada com vista a harmonizá-las, permitindo que a segurança melhore e que a tecnologia se desenvolva.

Foram criados há milhares de anos atrás como sistemas de roldanas operados manualmente, como aqueles que foram utilizados pelos escravos que construíram o Coliseu de Roma. Atualmente, alguns constituem feitos extraordinários de engenharia, tais como os existentes no Gateway Arch (St. Louis, Missouri, EUA). A maioria, contudo, são menos glamorosos e têm como único objetivo transportar-nos de um andar para outro.

A nível mundial, existem três normas principais que definem as características mecânicas e operacionais dos elevadores, chegando todas a um patamar similar de segurança e qualidade. Contudo, todas têm requisitos diferentes e estão diretamente ligadas às áreas económicas nas quais operam, o que significa que nem sempre são aceites em outras partes do mundo.

A ISO 8100 Elevadores para o transporte de pessoas e bens – Parte 1: Elevadores de passageiros e de bens e passageiros e a Parte 2: Regras de design, cálculo, exame e testes de componentes de elevadores, supera este desafio ao fornecer requisitos acordados internacionalmente que têm aprovação à escala mundial, para utilização em todas as áreas económicas e em conformidade com todas as legislações locais.

O Dr. Gero Gschwendtner, diretor do comité técnico que desenvolveu as normas, disse que a harmonização das normas existentes remove a barreira que existia à negociação internacional e garante o mesmo nível de segurança para todas as partes interessadas em todo o mundo.

“Isto não só irá reduzir o trabalho administrativo dos vários negócios desta área, mas também fornecerá uma plataforma para o crescimento da segurança, inovação e novas tecnologias”.

A ISO 8100-1 e 2 foram desenvolvidas pelo comité técnico ISO/TC 178 Elevadores, escadas rolantes e tapetes rolantes, cujo secretariado é detido pela AFNOR, membro ISO para França.

Estão disponíveis a partir do seu membro ISO nacional ou da Loja ISO.

 

04.07.2019
Fonte: iso.org