Cerca de metade da população mundial vive em áreas que não possuem água suficiente durante, pelo menos, um mês por ano e esta situação pode expandir-se até 5,7 biliões de pessoas em 2050. Encontrar formas de reutilizar a água existente e, portanto, essencial.

Tratar as águas residuais para as tornar disponíveis para outros usos, tais como a irrigação, é uma solução poderosa para a escassez de água, mas que pode pôr em risco a saúde e o ambiente caso a qualidade da água e os métodos para o seu tratamento não forem os mais adequados. A ISO tem uma série de normas que facilitam a segurança e eficácia deste processo, e algumas delas foram agora revistas para serem ainda mais úteis na atualidade.

A ISO 16075-1, Orientações para águas residuais tratadas para utilização em projetos de irrigação – Parte 1: a base para um projeto de reutilização para irrigação, e a ISO 16075-2, Orientações para águas residuais tratadas para utilização em projetos de irrigação – Parte 2: Desenvolvimento do projeto, podem ajudar a maximizar os benefícios e a reduzir todos os riscos relacionados com os sistemas de irrigação agrícola.

Estas orientações sublinham os fatores que devem ser tidos em conta em projetos desta natureza, nomeadamente a qualidade da água, o solo e o clima, os efeitos que estes podem ter sobre a qualidade da água e formas para a melhorar.

As atualizações feitas nestas normas incluem informação adicional relacionada com sistemas de irrigação de jardins públicos e privados e exemplos adicionais de como melhorar a qualidade.

As normas são acompanhadas por outras na mesma série, que também estão a ser revistas, e que incluem:

  • ISO 16075-3, Orientações para águas residuais tratadas para utilização em projetos de irrigação – Parte 3: Componentes de um projeto de reutilização para irrigação;
  • ISO 16075-4, Orientações para águas residuais tratadas para utilização em projetos de irrigação – Parte 4: Monitorização.

As versões atualizadas têm publicação prevista para 2021.

A série ISO 16075 foi desenvolvida e atualizada pelo comité ISO/TC 282/SC 1, Águas residuais tratadas para reutilização na irrigação, cujo secretariado é detido pelo SII, membro ISO para Israel.

O ISO/TC 282/SC 1 é um subcomité do ISO/TC 282, Reutilização de água, que tem 22 normas publicadas e mais 19 em preparação, abrangendo todos os aspetos da reutilização da água desde as aplicações urbanas e industriais, biofarmacêutica, e o risco e performance de sistemas de reutilização de água.

As normas estão disponíveis a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

 

 

Fonte: www.iso.org