Sistemas de Gestão Integrados
Todas as Organizações estão constantemente sob pressão para demonstrar que os Sistemas de Gestão satisfazem as várias exigências dos seus stakeholders. Legislação, Qualidade, Ambiente, Segurança da Informação, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho…
A lista de requisitos que a sua Organização tem de cumprir parece não ter fim! Tradicionalmente, as Organizações estabeleciam Sistemas de Gestão que cumpriam cada um dos requisitos de forma isolada e, por vezes, em contracorrente. Gerir as necessidades de diversos Sistemas de Gestão causa ineficiências ao negócio, pelo que o ideal é ter um Sistema transversal a toda a Organização que contemple todos os aspetos, sejam eles Qualidade, Ambiente ou qualquer outro. A integração de Sistemas de Gestão beneficia as Organizações em eficiência e eficácia, otimizando recursos na implementação, manutenção e inclusive nas auditorias a cada Sistema de Gestão.
Normas de acordo com as quais o seu Sistema de Gestão pode ser certificado simultaneamente através de auditorias integradas:
- Qualidade: ISO 9001
- Ambiente: ISO 14001
- Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho: ISO 45001
- Segurança alimentar: HACCP, ISO 22000
- Segurança da Informação: ISO 27001
- Exigências específicas de Sectores/Clientes
- Especificações Técnicas de Certificação do Serviço/Produto
- Benefícios de um Sistema de Gestão Integrado
Construir um Sistema de Gestão Integrado que cumpra os requisitos exigidos permite uma maior fluidez de informação em toda a Organização, melhorando o reconhecimento e a compreensão das responsabilidades e inter-relações organizacionais.
Uma Organização que trabalhe como um todo integrado aumenta a eficiência operacional e melhora o seu desempenho geral, diminuindo os riscos e tornando claras as responsabilidades. Adicionalmente, esta abordagem reduz os custos, o tempo e as interrupções devido a auditorias e programas de certificação separados.