Neste artigo abordamos algumas vantagens de SGI e sugere-se um roteiro para a sua implementação.

Vantagens

Um Sistema de Gestão Integrado (SGI) pode ser implementado em qualquer organização e setor de atividade e a sua implementação tem diferentes vantagens e mais-valias.

Desde logo, o processo de certificação assegura o cumprimento de requisitos normativos e legais. Adicionalmente, favorece a aplicação de boas práticas e é estabelecida uma linguagem comum em todos os processos, otimizando uma visão sistemática da operação.

Do ponto de vista dos colaboradores da organização, este enquadramento permite o desenvolvimento de ações de formação (por exemplo, de acolhimento, formais, on job).  Vem também facilitar a estimulação da produtividade e pretende aumentar a motivação dos colaboradores para a melhoria contínua e a Excelência.

Para uma empresa, um SGI estimula a evolução e a progressão pois apoia a definição de objetivos e a sua consequente concretização.  A implementação da melhoria contínua vem contribuir de uma forma muito positiva, permitindo otimizar e uniformizar os processos e também aumentar a eficiência e a eficácia da organização. Desta forma unificada, melhora-se também o acompanhamento e a monitorização alargada do funcionamento do negócio.

A certificação integrada pode considerar diferentes referenciais normativos como por exemplo ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Ou seja, existe uma consolidação de todos os processos de negócio num mesmo ambiente de gestão.

“Para uma empresa, um SGI estimula a evolução e a progressão pois apoia a definição de objetivos e a sua consequente concretização. “

Roteiro de Implementação 

Como vimos, um SGI tem diferentes vantagens e mais-valias e para implementá-lo pode considerar o seguinte roteiro em 4 passos:

  1. Análise das necessidades do negócio por forma a definir o tipo de integração mais aplicável. Dedique-se a estudar os processos da sua organização e tenha em conta múltiplas perspetivas. Consulte os colaboradores, compreenda os desafios e dificuldades.
  2. Definição de qual é a melhor integração dos sistemas de gestão para a sua organização (total, parcial, independentes).
  3. Desenvolvimento de formação para os colaboradores compreenderem o SGI, aumentando a motivação, produtividade e focando na melhoria contínua.
  4. Acompanhamento e monitorização de resultados a nível interno e considere também todas as outras partes interessadas, por exemplo clientes. Avalie a resolução de desafios e problemas e encontre novas oportunidades que permitam continuamente melhorar.

Caso necessite de apoio para a implementação de um SGI, entre em contacto connosco. A Vexillum apoia a sua empresa em todos os passos da implementação, para que obtenha atempadamente as melhores vantagens!