Aumento da competitividade, maior poder de compra, maior eficiência e ideias mais inovadoras são apenas alguns dos benefícios das parcerias no mundo dos negócios. Mas esta realidade não se aplica somente às grandes empresas – as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) também podem ter um papel a desempenhar neste mundo. Um novo guia específico para elas foi agora publicado.

A ISO 44003, Gestão de relações de colaboração em negócios – Orientações para micro, pequenas e médias empresas sobre a implementação dos princípios fundamentais, visa auxiliar as empresas mais pequenas a obterem os benefícios de novas redes de colaboração e parcerias tal como as grandes empresas fazem. Isto inclui partilha de riscos e recursos, alavancagem de conhecimentos e experiências, expansão para novos mercados e obtenção de acesso a pesquisa e desenvolvimento.

A norma fornece orientação sobre os 12 princípios das relações de parceria de negócios tal como estão apresentadas no relatório técnico ISO/TR 44000, Princípios para gestão bem-sucedida de relações de colaboração em negócios.

A ISO 44003 abrange uma multitude de áreas que incluem objetivos de negócio, liderança, governança e processos, gestão de risco, medição e estratégias de saída. É aplicável a todos os tipos de MPMEs, independentemente do seu sector, ambiente operativo, capital social e objetivos. A norma é a mais recente na série ISO/TR 44000 que inclui a ISO 44001, Sistemas de gestão de colaborações de negócios – Requisitos e estrutura, e a ISO 44002, Sistemas de gestão de colaborações de negócios – Orientações para a implementação da ISO 44001.

Todas estas normas e documentos foram desenvolvidos pelo comité técnico ISO/TC 286, Gestão de relações de colaboração em negócios, cujo secretariado é detido pela BSI, membro ISO para o Reino Unido. Está agora disponível para aquisição a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

Fonte: www.iso.org