Lisboa Viva, Andante, Viva Viagem, MOB4U… qualquer que seja o nome que lhes dê, o cartão de pagamentos digitais “inteligentes” para utilização nos transportes públicos é a via do futuro. Mas estes cartões envolvem um elevado nível de complexidade. Uma nova norma sobre transportes inteligentes irá ajudar os operadores a garantirem que este método de pagamento é seguro e conveniente para todos os que estão a bordo.

A ISO 37165, Infraestruturas comunitárias inteligentes – Orientação sobre transportes inteligentes com a utilização de pagamentos processados digitalmente, fornece instruções sobre como organizar e implementar transportes inteligentes com pagamentos processados por via digital, de modo a providenciar um método de pagamento seguro e conveniente para os habitantes e visitantes das cidades.

Não só ajudará a garantir que o sistema funciona efetivamente para os viajantes, irá também permitir que os operadores de transportes façam a gestão de recibos de pagamento e transações entre os diversos intervenientes na rede.

A norma abrange até a organização das redes de bilhética interoperadores ao nível urbano, regional e nacional, independentemente das moedas de cada país.

A ISO 37165 está disponível a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

 

Fonte: www.iso.org