Uma imagem melhor: Norma Internacional dá uma nova exposição à fotografia

  • 0

Uma imagem melhor: Norma Internacional dá uma nova exposição à fotografia

Tags : 

As novas tecnologias da era digital tornaram a fotografia mais fácil, mais rápida e menos dispendiosa, e as câmaras fotográficas instaladas em telemóveis e outros dispositivos sofisticados transformaram-nos em fotógrafos felizes. O Padrão Internacional para fotografia garante que todos nós possamos acelerar a qualidade da imagem, independentemente do clima.

Das fotografias publicadas, aos likes atribuídos no Instagram a ovos estrelados do café da manhã, até ao relaxamento nas praias da Tailândia, a tecnologia digital ofereceu-nos a capacidade de “capturar” um momento no tempo. Nunca as minúcias de nossas vidas foram tão bem documentadas!

A juventude de hoje constitui a primeira geração a crescer num mundo digitalizado e está a tornar-se uma força criativa na fotografia. De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center no ano passado, 92% dos millennials” têm um smartphone – e os baby boomers estão no seu encalce.

Mas quer queira ver o mundo a preto e branco ou a cores, todos os fotógrafos esperam que as câmaras disponíveis nos seus dispositivos cada vez mais sensíveis produzam imagens de alta qualidade. A ISO 12232: 2019, Fotografia – Câmaras fixas digitais – Determinação do índice de exposição, classificações ISO de velocidade, sensibilidade de saída padrão e índice de exposição recomendado, ajudam a garantir exatamente isso.

A ISO 12232 foi desenvolvida por especialistas do setor de um grande número de empresas internacionais na indústria fotográfica, incluindo Apple, Canon, Google, Nikon, Olympus e Sony.

Ken Parulski, líder de projeto da ISO 12232 desde a primeira edição (publicado em 1998) e chefe do Grupo de Assessoria Técnica da ISO no comité técnico ISO/TC 42, diz que a Norma Internacional é usada para definir a exposição correta da câmara, manualmente ou automaticamente, ao tirar fotos. Os valores relatados são semelhantes aos valores de velocidade de filme ISO, que permitem que uma câmara de filme exponha corretamente imagens em filmes fotográficos com diferentes sensibilidades à luz.

A ISO 12232 também é usada para registar a exposição da câmara como metadados ou metainformação nos arquivos de imagem de quase todas as câmaras digitais e de smartphones atuais. Ele fornece um método padrão para comparar a sensibilidade fotográfica de diferentes câmaras digitais e câmaras de smartphone.

Assim, além de ajudar os consumidores a tomar melhores decisões de compra, a norma permite que diferentes produtos operem perfeitamente entre si e permite que os fabricantes de equipamentos de imagem digital introduzam a tecnologia em produtos que estejam em conformidade com as especificações acordadas internacionalmente.

Parulski resume: “Esta versão da ISO 12232 alarga as classificações para incluir valores mais elevados, já que as câmaras estão a tornar-se cada vez mais sensíveis. Atualmente muitos são capazes de capturar fotos de alta qualidade em níveis de luz muito baixos. A ISO 12232:2019 também simplifica e esclarece alguns dos processos e funções matemáticas usadas para determinar os valores reportados.”

A ISO 12232 foi desenvolvida pelo comité técnico ISO/TC 42, Fotografia, cuja secretaria é mantida pela ANSI, membro da ISO para os EUA.

 

14.03.2019
Fonte: iso.org


Teste

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?