A ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece orientações para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficaz numa organização e inclui, entre outros, os seguintes pontos:

  • Definição de uma política ambiental;
  • Identificação e avaliação dos aspetos e impactos ambientais das atividades, produtos e serviços da organização;
  • Estabelecimento de objetivos, metas e programas para reduzir esses impactos;
  • Implementação de planos de ação para atingir esses objetivos e metas;
  • Monitorização e avaliação contínua do desempenho ambiental da organização;
  • Revisão do SGA pela administração da organização, para garantir que ele permaneça relevante e eficaz.

Um SGA, ajuda a organização a identificar, priorizar e gerir os aspetos ambientais de forma sistemática e sustentável.

“Desta forma, as organizações podem demonstrar o seu compromisso com a proteção ambiental, melhorar a sua eficiência operacional, minimizar os riscos e reduzir os custos, bem como corresponder às expectativas dos clientes e de outras partes interessadas em relação às questões ambientais.”

Economiza-se os recursos naturais e economiza-se dinheiro da sua empresa, pois a adoção da norma ISO 14001 traz muitos benefícios: sociais, ambientais, processuais, competitivos e económicos.

Qualquer organização, independentemente da sua dimensão ou área de atuação, pode e deve implementar a ISO 14001:2015, para promover o seu desempenho empresarial e ambiental.

Alguns estudos académicos demonstram encontrar a relação entre a certificação ISO 14001 e a rentabilidade das empresas. Os resultados mostraram que o impacto é positivo, sendo que a certificação ISO 14001 ajuda as empresas a obterem uma maior rentabilidade comparativamente às empresas sem essa certificação.

Contudo, deve existir uma verdadeira adoção da norma ISO 14001, e não superficial ou simbólica, apenas para fazer face às pressões institucionais. Deve retirar-se dela o aumento da eficiência produtiva por uma utilização mais sustentável dos recursos, e diminuindo assim os seus custos.

Para que a implementação da ISO 14001:2015 funcione numa empresa de menor porte, ou seja em Pequenas e Médias Empresas (PMEs), é preciso estar atento a algumas diferenças em relação às companhias maiores.

Primeiro, é necessário compreender quais são os requisitos ambientais legais aplicáveis à PME. Para fazê-lo, será preciso analisar como os processos da PME interagem com o meio ambiente. Mesmo que a atividade da empresa seja apenas administrativa, com menos de dez funcionários, o impacto ambiental que vai existir (consumo de água, de energia elétrica, desperdício de papel, reciclagem do lixo, uso de produtos químicos na limpeza etc).

Todas as ações são válidas, pois as ações implementadas nas PMEs e aplicadas pelos seus colaboradores, que levarão o conhecimento para casa, aplicando junto dos seus familiares, que por sua vez também disseminarão as ações para amigos e conhecidos, criando assim uma corrente do bem para reduzir o impacto ambiental em diversos lugares.

É o chamado “Agir Local, Pensar Global” e todas as ações contam.

É preciso também pensar no investimento disponível. As PMEs nem sempre têm capital para aplicar em inovações ou grandes alterações aos seus processos.

Mas não é por isso que as ações devem ser limitadas.

Pode-se calcular, por exemplo, a quantidade de folhas de papel não aproveitada pelos colaboradores (impressões erradas, duplicadas, rascunhos…) e as sobras de papel podem seguir para uma empresa de reciclagem, para que possam sofrer a devida transformação noutros produtos (até mesmo em blocos de papel reciclado para sua própria empresa).

As PMEs têm uma grande vantagem face a grandes organizações: são ambientes onde ações simples funcionam muito bem.

Se, por exemplo, a organização procurar reduzir o consumo da energia e implementar ações para tal, vai ajudar o ambiente e poupar economicamente.

Para as PMEs, a implementação de um sistema de gestão ambiental pode ser um verdadeiro desafio, já que os recursos técnicos e financeiros, assim como a disponibilidade de tempo do pessoal, são frequentemente limitados.

A chave para o sucesso das PMEs é a alavancagem da sua estrutura informal de gestão e dos processos de tomada de decisão e não a sua substituição por métodos excessivamente complexos e burocráticos.

Com a devida ajuda, as PMEs são capazes de obter a mesma proporção de resultados de desenvolvimento sustentável que qualquer grande empresa.

Resumindo: algumas das vantagens da implementação da ISO 14001 numa PME são:

  • Melhorar a eficiência operacional e economizar custos, principalmente no que diz respeito ao consumo de energia, água e gestão de resíduos;
  • Minimizar os impactos ambientais aumentando, simultaneamente, a produtividade;
  • Melhorar as práticas comerciais;
  • Alcançar uma vantagem competitiva, abrindo novas oportunidades de negócios;
  • Dar credibilidade e confiança às agências reguladoras e a outras partes interessadas, incluindo os clientes.

Lembrando que a ISO 14001:2015 pode ser adotada no todo ou apenas em parte para melhorar a gestão ambiental da sua organização.

Os incentivos à implementação da ISO 14001 diferem de país para país, mas o PRR e próximo PT2030, terão certamente vários incentivos para a implementação da ISO 14001 e de práticas ambientalmente e economicamente sustentáveis.

Pretende implementar um Sistema de Gestão Ambiental na sua empresa?

Então contacte-nos e descubra as soluções personalizadas que a Vexillum tem para lhe apresentar!