#Água É… normas!

  • 0
ISO Agua

#Água É… normas!

O que é água para si? É saúde, natureza, urbanização, indústria, energia, alimentação ou igualdade? A água é tudo isto e muito mais. É sustentabilidade, bem-estar e crescimento. O Dia da Água deste ano, celebrado a 22 de Março, convida-nos a pensar sobre o que a água significa para nós e como contribui para o desenvolvimento sustentável.

Então, o que é que a água significa para a ISO? Para nós, a água é mais de 500 normas de segurança e sustentabilidade, qualidade e medição. Representam o conhecimento de centenas de especialistas de países membros

ISO, e outras organizações que trabalham com a ISO. Normas chave incluem:
Sistemas de água potável e de águas residuais – as normas ISO 24510, ISO 24511 e ISO 24512 para a melhoria do serviço são imprescindíveis para a indústria da água potável. As autoridades da água e operadores podem contar com elas para corresponder às expetativas dos consumidores de uma forma sustentável.
Água durante uma crise – Salvaguardar o acesso a água durante uma crise é vital à nossa sobrevivência e recuperação. Esta série de normas foi desenvolvida para ajudar comunidades a prepararem-se para o pior (ISO 24518, ISO/TS 24520, ISO/TR 24525).
Pegada aquática – A nova norma para pegadas aquáticas ISO 14046, pode ajudar a sua organização a utilizar água de forma eficiente e evitar desperdícios.
Reutilização de águas residuais em irrigação – Saúde pública, o ambiente e os nossos solos e cultivos são as maiores preocupações da futura norma ISO 16075 na utilização de água residual tratada na irrigação.
Qualidade e medição – Verificar a presença de bactérias ou medir a pureza da água é possível graças a normas ISO para a amostragem, reporte e monitorização. Estas ajudam-nos a garantir a segurança da água. Com as normas de hidrometria, podemos ter medições confiáveis para garantir o planeamento e conservação da água.
Estes são só alguns dos exemplos das várias normas que a ISO publicou, e vai continuar a desenvolver para responder aos desafios da água mundial. Porque água é… vida.

30.03.2015

Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?