Dê à sua energia um impulso com uma auditoria energética

  • 0
19_02

Dê à sua energia um impulso com uma auditoria energética

Tags : 

Para muitas empresas, o custo relacionado com a energia é elevado e por isso, melhorar a sua eficiência energética pode ser a chave para se manterem competitivos.

Um número significativo de empresas e organizações já integraram um sistema de gestão de energia para reduzirem os consumos. No entanto, agora podem levar este exercício um passo mais à frente com a nova ISO 50002:2014, Norma Internacional em auditoria energética, que irá ajudá-los a tomar decisões tendo por base informações sobre como utilizam a sua energia.

A melhor análise da situação energética

“As auditorias energéticas são uma ferramenta para reduzir o consumo de energia e encontrar uma solução a longo prazo”, explica o Kit Oung, o líder do projeto que desenvolveu a ISO 50002. “Elas ajudam a identificar e priorizar oportunidades de melhoria de desempenho energético, reduzir o desperdício de energia e obter benefícios ambientais relacionados.”

Os resultados da auditoria incluem informações essenciais sobre o uso de energia atual e de desempenho, bem como recomendações de melhoria em diversas áreas, incluindo os controlos operacionais, controlos de manutenção, modificações e projetos de investimento. Agora, as empresas podem melhorar o seu desempenho energético, bem como gerir os benefícios financeiros.

A nova norma estabelece os princípios básicos e requisitos para a realização de auditorias energéticas e harmonizar processos comuns de auditoria. Além disso, esta abordagem comum permite às organizações comparar resultados em sites semelhantes.

Mais para vir

A norma ISO 50002 foi desenvolvida para complementar a norma ISO 50001, que se concentra no desenvolvimento de um sistema de gestão de energia. Outras normas para ter em conta no futuro, incluem:

  • ISO 50003, estabelece requisitos aplicáveis aos organismos que prestam serviço de auditoria e certificação de sistemas de gestão de energia;
  • ISO 50004, estabelece orientações para a implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão de energia;
  • ISO 50006, na medição do desempenho energético utilizando linhas de base de energia (EnB) e indicadores de desempenho energético (EnPI);
  • ISO 50015, na medição e verificação do desempenho energético nas organizações.

Fonte (texto e imagem): iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?