Custos da Qualidade

Custos da Qualidade

O objetivo deste serviço passa por mecanismos de gestão, através da identificação e redução dos custos gerados pela não qualidade. Os custos da não qualidade estão associados à produção de material não conforme, falhas internas e falhas externas, atrasos no lançamento de novos produtos, insatisfação do consumidor, perdas de mercado e campanhas de recall.

Custos da Qualidade

A determinação destes custos pode ser bastante exigente em termos de informação organizacional pois, apesar dos custos diretos provenientes de produtos defeituosos, atrasos na entrega, horas extraordinárias, lay-out excessivo e do departamento de qualidade, serem mais fáceis de estimar, os chamados custos intangíveis, como a perda de clientes efetivos, perda de potenciais clientes, imagem e credibilidade da organização são mais dispendiosos e difíceis de quantificar. Este serviço garante a sua identificação, bem como a sua estratégia de redução.

Quais os principais benefícios de implementação?

  • Medir o progresso das melhorias em termos de eficiência;
  • Analisar os problemas;
  • Analisar os orçamentos, para verificar se estes estão adequadamente alocados;
  • Servir de guia para implementar melhorias;
  • Garantir a otimização dos recursos humanos;
  • Assegurar que o volume de trabalho é o adequado;
  • Minimizar o risco nos estágios iniciais do seu projeto;
  • Evitar dispendiosos recalls de produtos;
  • Priorizar o esforço da empresa nos produtos e serviços que devem ser melhorados;
  • Tornar uma organização mais sustentável.

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