Impacte em todo o globo

  • 0
22-05

Impacte em todo o globo

Tags : 

Dois estudos recentes revelam efeitos das mudanças climáticas na biodiversidade de regiões e de espécies.

Uma investigação de uma equipa internacional, que inclui cientistas portugueses, publicado na revista Science, revela que os impactes das alterações climatéricas serão sentidos um pouco por todo o mundo.

O estudo revela a complexidade dos efeitos das alterações climáticas na biodiversidade e os desafios à previsão destes efeitos na preservação dos ecossistemas. Ao analisar as mudanças, os investigadores verificaram que, por exemplo, os trópicos deverão ser muito afetados por alterações locais da temperatura e precipitação, o que conduzirá a climas muito diferentes dos atuais.

A capacidade das espécies que habitam estas regiões se adaptarem às novas condições climáticas está em aberto. E foi sobre este tema que se debruçou um outro estudo internacional, também com cientistas portugueses. Publicado na revista científica Plos One, concluiu que a resposta das espécies às alterações climáticas pode levar à perda da diversidade, com as populações a ficarem com características semelhantes, apesar de estarem em locais diferentes “Concluímos que a perda da diversidade entre as populações [de moscas-do-vinagre] que estudamos foi muito rápida e as diferenças desapareceram em apensas 14 gerações, um número relativamente baixo” disse à agência
Lusa Inês Fragata, uma das cientistas responsáveis.

O Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinala hoje, visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica. Foi proclamado pelas Nações Unidas em 1992.

22-05

A redução das camadas de gelo e o derretimento das calotes polares, e os seus impactes na biodiversidade, são efeitos das alterações climáticas.

In Jornal “O Metro”


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?