Inovação e normas – uma contradição?

  • 0
Inovação

Inovação e normas – uma contradição?

Enquanto o papel da inovação quanto a estimular o crescimento económico, criar postos de trabalho e abordar alterações sociais é bastante conhecido, o papel das normas no que diz respeito a apoiar esta inovação é menos bem compreendido.

Uma conferência da ISO no CERN, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear, a 13 e 14 de Novembro de 2014, demonstrou o quanto a utilização de normas e a inovação estão inexplicavelmente interligadas, o potencial que têm para oferecer ao mundo e como têm um papel fundamental no nosso dia-a-dia.

Durante este evento que durou dois dias, um vasto número de oradores apresentaram casos de estudo demonstrando a relação entre inovações de vanguarda, como MPEG ou gel alcoólico para higienização das mãos, e normas.

Como a tecnologia dos media entrou nas nossas casas

Após a era da televisão, a era vídeo chegou ao mercado, mas com diferentes normas, tendo como consequência uma falta de interoperabilidade. A solução para este problema foi a criação de normas para a codificação de informação audiovisual (por exemplo: filmes, vídeos e música) num formato digital comprimido. A resposta para tornar cada vez mais informação disponível ao público foi a compressão, e a normalização foi crucial para a tornar possível em larga escala.

Foi assim que o Movie Picture Experts Group (MPEG) começou a desenvolver normas para compressão digital para áudio e vídeo como o MP3, MPEG-2 e MPEG-4.

Na apresentação que se segue, Leonardo Chiariglione, presidente e co-fundador do MPEG explica o que aconteceu ao áudio e ao vídeo antes de chegar às nossas televisões e aos écrans dos nossos telemóveis.

International Conference on Standardization & Innovation – CERN. Geneva

De lavar as mãos com água e sabão até aos géis alcoólicos nos hospitais

O Professor Didier Pittet, Director do Programa de Controlo de Infecções dos Hospitais Universitários de Genebra e da Faculdade de Medicina, demonstrou como, reproduzindo o mesmo processo de higiene em muitos hospitais, o número de infecções em pacientes se reduz drasticamente. O protocolo tradicional de lavagem com água e sabão foi substituído por um processo de lavagem de mãos envolvendo um gel com base alcoólica e, graças a ele, a higiene em hospitais melhorou muito.

Nesta palestra fascinante, o Professor diz-nos como a higiene reduziu as taxas de infeções entre os pacientes.

International Conference on Standardization & Innovation – CERN. Geneva

O evento de dois dias foi uma incubadora de ideias e inovação que reuniu especialistas e académicos de um vasto leque de áreas para discutir como a normalização e a inovação estão interligadas de forma inexplicável, e o potencial que têm para oferecer ao mundo.
Para saber mais sobre normas e inovação, veja o webcast do evento na sua totalidade e todas as apresentações aqui.

19.01.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?