ISO 14046, a primeira norma mundial sobre a Pegada de Água

  • 0
Pegada de agua

ISO 14046, a primeira norma mundial sobre a Pegada de Água

Tags : 

A Organização Internacional de Normalização (ISO) aprovou a primeira norma internacional sobre a Pegada de Água, ISO 14046, que estabelece os princípios, requisitos e diretrizes para a avaliação da Pegada de Água de produtos, processos e organizações, a partir da análise do seu ciclo de vida. O principal objetivo desta norma é avaliar os impactes ambientais na água provenientes das atividades das organizações, melhorando desta forma a gestão deste recurso escasso.

Espera-se que a norma ISO 14046, que pode ser certificada por uma entidade externa, possa ser publicada em julho ou agosto. Após 4 anos de trabalho, a norma foi aprovada na sessão plenária da comissão técnica internacional ISO / TC 207 de Gestão Ambiental. A elaboração desta norma envolveu cerca de 40 especialistas de diversos países. A comissão técnica ISO / TC 207 é responsável pelo desenvolvimento das normas de Gestão Ambiental, nomeadamente a ISO 14001, estando esta atualmente em revisão.

As normas técnicas contêm boas práticas para melhorar a gestão dos processos mais relevantes das organizações e para a sociedade em geral. As normas são desenvolvidas com a participação das partes interessadas de cada área específica, resultado de um consenso entre as partes envolvidas, estando posteriormente disponível para todos. Esta norma tem suscitado grande interesse em organizações, governos entre outras entidades, devido ao aumento do consumo de água que se tem verificado a nível mundial, bem como à crescente escassez e degradação da qualidade da água, tornando-se assim um dos temas centrais do desenvolvimento sustentável.

Entre outras vantagens, a Pegada de Água irá ajudar a avaliar a magnitude dos potenciais impactes ambientais na água, através de diversos indicadores. Possibilitará ainda a identificação de oportunidades de minimização de potenciais impactes ambientais na água, associados aos produtos ao longo do seu ciclo de vida, bem como em processos e organizações.

Atualmente está a ser desenvolvida a norma ISO/TR 14073 onde serão incluídos exemplos práticos da aplicação da ISO 14046.

Fonte: infocalidad.net


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?