No novo vídeo da ISO, Professor norueguês faz previsão mundial para 2052

  • 0
Jorgen Randers

No novo vídeo da ISO, Professor norueguês faz previsão mundial para 2052

Que alterações irão existir no nosso planeta até 2052? Inúmeras, de acordo com o Professor Jørgen Randers, da Norwegian Business School.

Num novo vídeo que dá uma visão geral do seu livro 2052: Uma previsão global para os próximos quarenta anos, Randers dá detalhes acerca dos acontecimentos mundiais ao longo dos próximos 40 anos, e levanta questões essenciais sobre a sobrevivência do planeta. O autor descreve o futuro da humanidade em 2052 apontando para um crescimento lento da economia, o desemprego persistente, o atrito social e o aumento da desigualdade num contexto de constante deterioração das condições climáticas.

“Tudo isto irá acontecer gradualmente – não se trata de uma profecia – e depois de um tempo as condições irão ficar tão extremas que se tornaram assustadoras”, diz Randers. O autor admite que pretendeu na sua obra ser propositadamente provocativo: “A minha esperança é que agindo de forma arrogante e desagradável, consiga atingir a sociedade democrática de forma forte o suficiente para provocar alguém ao ponto de este se levantar e dizer “Por favor! isso é uma parvoíce!”. É esta a minha ambição.”

E o que dizer da ISO? De acordo com Randers, o papel da ISO é muito importante e muito útil. “O facto de existirem normas força as organizações a agirem de determinada forma e a existência de uma plataforma que permita unificar o mundo sob o mesmo teto (mesmo com um custo adicional) – é maravilhoso”, diz Randres. “O simples facto de que a ISO existe e tem sido capaz de sobreviver prevê alguma esperança, porque significa que nossa sociedade democrática consegue tomar decisões de forma igualitária e justa.”

Jørgen Randers é ainda co-autor da obra Os limites do Crescimento, um estudo pioneiro de como a humanidade iria se adaptar aos limites impostos pelos recursos finitos da Terra. Randers, viu o seu livro tornar-se o mais vendido (no âmbito do ambiente) de todos os tempos. Em 2012, o autor atualizou o estudo realizado em 1972 através do livro 2052: Uma previsão global para os próximos quarenta anos.

Fonte :ISO.org

Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?