Os contadores de água e os referenciais ISO

  • 0
ID-1005740

Os contadores de água e os referenciais ISO

Tags : 

ID-1005740

A sua conta de água indica um consumo exagerado de água? O valor pode não ser agradável de pagar, mas pode considerar-se sortudo por ter um contador de água, pois sem ele não saberia quantificar os seus consumos.

A água é um bem essencial que não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar e os custos relativos ao seu tratamento são significativos. Estes factos fazem com que a monitorização do seu consumo, bem como os cálculos de quantificação do seu consumo sejam importantes, levando a um aumento significativo na colocação de contadores de água.

Este aumento de contadores de água levou o comité Técnico ISO/TC 30, grupo de peritos que trabalham com normas deste âmbito, a rever a norma ISO 4064 com o intuito de avaliar os requisitos dos contadores de água, tanto para água potável fria como quente.

A ISO 4064:2014 é composta por cinco partes, que inclui requisitos que contemplam desde as metodologias e os testes utilizados bem como os requisitos de instalação e aplica-se a todos os dispositivos mecânicos e eletrónicos utilizados.

Benefícios da medição de água

Usando a norma é possível efetuar medições mais precisas de água potável fria e quente, sendo útil não só para os consumidores mas também para a indústria.

Um contador de água é uma ferramenta de medição importante em numerosos processos industriais, tanto de engenharia, proteção ambiental bem como financeiros.

Os contadores de água constituem um incentivo para a conservação da água, ajudando a detetar fugas de água na rede de distribuição.

A norma é o resultado do trabalho coletivo da ISO, da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) e do Comité Europeu de Normalização (CEN).

Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?