Quando a Natureza é que sabe

  • 0
Biomimetismo

Quando a Natureza é que sabe

Tags : 

O biomimetismo – a ciência de aplicar princípios que aprendemos com a natureza para desenvolver novas tecnologias e soluções – está a transformar o nosso mundo. Agora, um novo conjunto de normas irá ajudar a quebrar barreiras à sua utilização, criando oportunidades para ainda mais.

Desde pássaros a aviões, a vírus e componentes de dispositivos nano, tirar inspiração das maravilhas dos sistemas biológicos da natureza  não é nada de novo. Mas o biomimetismo está em crescimento e o seu potencial é, en princípio, ilimitado.

Contudo, até agora, não existe uniformidade oficial neste campo – e assim, pouco reconhecimento – com a palavra “biomimético” ou o seu primo “biónico”, muitas vezes sendo mal utilizada. Um novo conjunto de normas internacionais tem como objetivo aumentar a aceitação dos produtos biomiméticos, acalmando questões legais e aumentando as oportunidades económicas. Para além disso, já que a prática imita a natureza, aumentando também a sustentabilidade.

A ISO 18458, Biomimetics – Terminology, concepts and methodology, providencia as linhas gerias para a terminologia do biomimetismo nos campos científicos, industrial e educacional, enquanto a ISO 18459, Biomimetics – Biomimetic structural optimization, especifica as funções e âmbitos dos métodos de otimização estrutural do biomimetismo, que têm em consideração o design ideal de componentes para suportar questões como o peso ou vida útil.

O Dr. Michael Schmitt, secretário do comité técnico que desenvolver as normas e gestor de projeto na DIN, o membro ISO da Alemanha, disso que as normas irão ajudar os consumidores de produtos biomiméticos tanto como os produtores.

“Estas novas normas têm o potencial de remover barreiras técnicas ao desenvolvimento de novos e inovadores produtos neste campo, e promover uma maior cooperação interdisciplinar,” comentou. “Além disso, irão providenciar uma maior certeza legal e de qualidade, inspirando confiança nos consumidores e produtores.”
A ISO 18458 e a ISO 18459 podem ser compradas na loja ISO do seu membro local ou através da loja ISO.

28.05.2015
Fonte: iso.org


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?