Siga em tempo real à evolução das florestas do Planeta!

  • 0
14_03

Siga em tempo real à evolução das florestas do Planeta!

Tags : 

14_03

A nova ferramenta online Global Forest Watch (GFW) consiste num mapa interativo que permite, quase em tempo real, observar onde estão a ser cortadas as florestas e onde estão a ser plantadas novas árvores.

Através desta ferramenta é possível obter diversas informações nomeadamente sobre áreas protegidas, áreas de exploração florestal para extração de madeira, mineração ou produção de óleo de palma, áreas florestais que não são exploradas, bem como informações sobre a extensão florestal e a distribuição da biodiversidade existente em todo o mundo, informações obtidas a partir do ano 2000.

O GFW permite que os utilizadores desta ferramenta enviem mensagem com denúncias ilegais, com indicação de ameaças, com informações de casos de sucesso no que respeita à conservação de áreas florestais, entre outras informações.

O site da ferramenta GFW foi lançada pelo World Resources Institute e foi elaborada em parceria com governos, cientistas e defensores do meio ambiente. Destacam-se os parceiros Google e NASA, o primeiro para o estudo e exibição dos dados e o segundo para disponibilização de informações sobre incêndios ativos recolhidas por satélite, quase em tempo real.

Em Portugal, de acordo com esta ferramenta, a área florestal reduziu cerca de 25% entre os anos de 2000 a 2012, que corresponde a um valor de 498 667,6 hectares de floresta. Verificou-se ainda, durante esse período o ganho de 286 577,3 hectares de floresta, que corresponde a pouco mais de metade do que se perdeu.

Com os dados da GFW é possível verificar que em média, em todo o planeta é destruída uma área aproximada de 50 campos de futebol por minuto.

Fonte: Visão.sapo.pt


Categorias

Pretende fazer a transição para a ISO 9001:2015?