O Selo Digital de Cibersegurança tem como principal objetivo certificar o compromisso de uma entidade para com a segurança digital. Pretende-se a inclusão da Cibersegurança na cultura organizacional das empresas, capacitando-as para a transformação digital.
Esta iniciativa resulta de uma parceria desenvolvida entre o Instituto Português de Acreditação, o Instituto Português da Qualidade, as entidades certificadoras e a Imprensa Nacional Casa da Moeda, com o acompanhamento da Estrutura de Missão Portugal Digital (EMPD). O programa é financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um instrumento estratégico de política pública nacional, que resulta de uma resposta concertada, a nível europeu, aos impactos da pandemia causada pela COVID-19.
Quem pode obter este Selo Digital de Cibersegurança?
O Selo Digital de Cibersegurança é aplicável a todas as empresas, independentemente do seu setor de atividade, tipologia e dimensão, tendo especial enfoque nas micro, pequenas e médias empresas (PME) que pretendam demonstrar a sua conformidade no pilar da Cibersegurança e que cumpram um conjunto de normas alinhadas com as melhores práticas e com os requisitos europeus.
Como certificar a sua empresa?
A conquista do Selo Digital de Cibersegurança viabiliza um crescimento faseado de acordo com a certificação da sua empresa.
A certificação é compreendida em três níveis de certificação – Bronze, Prata e Ouro, que permitem às empresas selecionar o nível de certificação mais adequado às suas necessidades de cibersegurança e às necessidades do mercado em que se inserem.
As empresas devem selecionar o nível de certificação que mais se adequa à sua dimensão, estrutura organizacional, missão e ambição, podendo melhorar continuamente para níveis de certificação superiores.
Certificação Bronze: destina-se a organizações que, pelas características da sua atividade, têm menos probabilidade de serem afetadas por problemas relacionados com a cibersegurança, ou que, pela sua dimensão, são menos capacitadas em termos de recursos humanos e técnicos para enfrentar os riscos de cibersegurança.
Certificação Prata: destina-se a organizações que, pelas características da sua atividade, têm maior probabilidade de serem afetadas por problemas relacionados com a cibersegurança, tendo por isso necessidades e capacidades acima das elementares.
Certificação Ouro: destina-se a organizações que, pelas características da sua atividade, têm necessidades constantes de segurança de informação e proteção de dados, tendo maior probabilidade de serem afetadas por problemas relacionados com a cibersegurança. Deverão ser mais capacitadas de recursos humanos e técnicos.
As organizações e empresas que pretendem cumprir determinado nível de certificação devem evidenciar o cumprimento dos requisitos definidos para esse nível bem como para o nível de certificação anterior.
Principais vantagens do Selo Digital de Cibersegurança para a sua empresa!
Segurança – Aumento contínuo da segurança da informação reduzindo a exposição do risco de ameaça cibernética.
Redução de custos – Reduz custos desnecessários e evitáveis relacionados com a Cibersegurança.
Competitividade – Aumento da diferenciação, credibilidade e competitividade das entidades não certificadas.
Notoriedade – Maior notoriedade e reforço da imagem institucional perante o mercado, assim como, melhora a confiança e satisfação dos clientes.
A Vexillum desenvolveu um serviço de consultoria para a implementação do Selo Digital de Cibersegurança na sua organização. A metodologia da Vexillum está focada na obtenção de resultados. As empresas que pretendam a certificação do Selo Digital de Cibersegurança podem contar com o apoio especializado da Vexillum.