Adotar medidas que assegurem a qualidade e a segurança alimentar garante aos consumidores que a sua empresa contribui para uma melhoria da sua saúde e qualidade de vida, através de uma alimentação saudável.
A norma ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar baseia-se nos princípios do HACCP do Codex Alimentarius, internacionalmente reconhecidos.
O foco deste referencial é a segurança alimentar em todas as etapas da cadeia de fornecimento.
Esta norma aborda unicamente aspetos de segurança alimentar, propondo que a metodologia utilizada seja adotada também para tratar da sensibilização dos consumidores para este tema e de outras questões éticas.
Uma empresa com certificação ISO 22000:2018 demonstra ao mercado que assumiu um compromisso com o sistema de gestão da segurança alimentar tendo, desta forma, capacidade para fornecer produtos seguros em conformidade com os requisitos legais, de modo a satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Assim, na implementação da ISO 22000 são definidos os requisitos para sistemas eficazes de Gestão da Segurança Alimentar que podem ser aplicados em qualquer etapa da cadeia de produção e fornecimento de alimentos, nomeadamente:
- começando nos agricultores e produtores pecuários;
- passando pelos fabricantes de rações e agroindústrias;
- contemplando a distribuição, retalhistas e restauração;
- terminando em atividades relacionadas com o transportes e armazenamento de alimentos;
- incluindo ainda fabricantes de embalagens, pesticidas e aditivos, entre outros.
“Uma empresa com certificação ISO 22000:2018 demonstra ao mercado que assumiu um compromisso com o sistema de gestão da segurança alimentar tendo, desta forma, capacidade para fornecer produtos seguros em conformidade com os requisitos legais, de modo a satisfazer as necessidades dos seus clientes. “
Principais benefícios da certificação ISO 22000
A certificação é a melhor forma de garantir a segurança dos alimentos da sua empresa ou organização, melhorando assim a eficiência na produção de alimentos seguros.
Assegurar a conformidade com a legislação permite também aumentar a confiança dos consumidores e desta forma desenvolver e melhorar o desempenho do seu negócio.
De realçar também que, através da certificação, pode alavancar a imagem corporativa da sua empresa e conseguir demonstrar um forte compromisso com Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar em concursos a contratos nacionais ou internacionais.
Salientamos ainda os seguintes benefícios da implementação e posterior certificação de acordo com este referencial:
- Melhorar a fiabilidade das operações internas na satisfação dos clientes;
- Realçar a qualidade e segurança dos produtos/serviços;
- Contar com avaliações regulares para monitorizar e melhorar os Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar;
- Melhorar significativamente a motivação dos trabalhadores, envolvendo-os e consciencializando-os para as suas responsabilidades na produção, processo, transporte e/ou manuseamento seguro dos produtos alimentares;
- Reduzir riscos de sanções, multas e até ações judiciais;
- Integrar com outras normas ISO.