Neste artigo abordamos os conceitos: Inovação e Investigação & Desenvolvimento (I&D), tendo por base a Terminologia CT 169 – Atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação. Para a Inovação apresentamos exemplos bem-sucedidos de empresas reais.

Inovação

A Inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objetivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho ou o conhecimento.

Identificam-se 4 tipos diferentes de Inovação:

Inovação do Produto – ou, de modo mais amplo, inovação tecnológica: introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados, produtos ou serviços. Inclui alterações significativas nas suas especificações técnicas, componentes, materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais. A inovação do produto/serviço pode utilizar novo conhecimento ou tecnologia ou apenas a combinação de conhecimento ou tecnologia já existente. Exemplo: atualizações que a Apple faz no iPhone todos os anos.

Inovação do Processo: implementação de novos ou significativamente melhorados, processos de produção, logística de bens ou serviços e distribuição. Inclui alterações significativas de técnicas, equipamentos ou software. Exemplo: Linha de montagem criada pelo empreendedor Henry Ford em 1913.

Inovação Organizacional: implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas; Exemplo: A Salesforce desenvolveu um sistema de CRM em 1999 e passou a comercializá-lo como Software as a Service (SaaS).

Inovação de Marketing: implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção. Exemplo: A Coca-cola criou uma campanha na qual as latas apresentam os nomes.

Investigação e Desenvolvimento (I&D)

 A I&D abrange “todo o trabalho criativo realizado sistematicamente com o objetivo de aumentar o conhecimento, incluindo o conhecimento do homem, cultura e sociedade, e o uso desse conhecimento para inventar novas aplicações.”

Investigação

Indagação original e planificada que pretende descobrir novos conhecimentos e uma maior compreensão no âmbito científico ou tecnológico.

Considera-se:

  • investigação fundamental ou básica: ampliação dos conhecimentos gerais científicos e técnicos não relacionados diretamente com produtos ou processos industriais ou comerciais;
  • investigação aplicada: investigação direcionada para adquirir novos conhecimentos com vista à sua exploração no desenvolvimento de novos produtos ou processos, ou para suscitar melhorias importantes de produtos ou processos existentes.

Desenvolvimento

Trabalho sistemático desenvolvido com utilização do conhecimento gerado no trabalho de investigação e na experiência, com o propósito de criar novos ou significativamente

melhorados materiais, produtos, processos ou serviços, inovações de marketing ou inovações organizacionais.

Referências

Terminologia CT 169

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