A ISO 9001 como referência mundial para a Gestão da Qualidade, superou um milhão de certificações.
O aumento de 15% (120.950) em certificações ISO 9001 (certificações para 2008 e 2012 – edições acumuladas) face ao ano anterior, confirma a importância da Norma focalizada no cliente, especificamente vocacionada para a qualidade dos resultados, imbuída de uma filosofia de análise e melhoria contínua. Como modelo pioneiro no nas normas de gestão.
A ISO 9001, que apresenta os requisitos para a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), está agora firmemente estabelecida como o referencial padrão para a prestação de serviços e/ou produtos de qualidade e capazes de satisfazer e superar as expectativas do cliente da organização.
A certificação não é uma exigência das normas ISO. Um Sistema de Gestão da Qualidade pode ser implementado e não ser certificado. No entanto, muitos milhares de organizações optam pela certificação visto esta demonstrar o reconhecimento do SGQ por uma entidade externa trazendo vantagem competitiva e de imagem perante fornecedores, clientes e outras partes interessadas.
Em Portugal 6.650 empresas já se encontram certificadas pela norma ISO 9001: 2008. E a sua empresa já faz parte deste número?
(fonte: relatório ISO: 2012)