Com o #diamundialdasaude a celebrar-se hoje, vamos reconhecer que para sermos pessoas saudáveis necessitamos de um planeta saudável.
Durante demasiado tempo colocámos a saúde e o ambiente em caixas distintas. O trabalho no nosso mundo único é criar pontes entre os dois, de forma a compreendermos que, de facto, ambos os temas pertencem à mesma caixa. A verdade é que a saúde humana e a saúde do nosso ambiente estão ligadas de forma inextricável, e ao melhorarmos um acabamos por também melhorar o outro.
No seio de uma pandemia, de um planeta poluído e de uma incidência crescente de doenças como o cancro, a asma e os problemas cardíacos, estamos a viver temos transformativos. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 13 milhões de mortes ocorrem anualmente em todo o mundo devido a causas ambientais evitáveis. Isto inclui a crise climática, que é a maior ameaça à saúde que se coloca perante a Humanidade.
Assim, ao marcarmos o Dia Mundial da Saúde 2022 com o tema “O nosso planeta, a nossa saúde”, vamos criar um sistema futuro que apoie tanto as pessoas saudáveis como um planeta saudável. Tal significa envidar esforços e agir já para reformar a nossa economia de forma a ser mais restaurativa, baixa em carbono, circular e inclusiva.
A nossa resiliência coletiva está totalmente conectada com a saúde do nosso planeta. Imagine um mundo em que ar, água e comida limpa estão disponíveis para todos, onde as economias são focadas na saúde e bem-estar planetário e humano, e onde cidades, vilas e comunidades saudáveis e centradas nas pessoas criam condições para levarmos melhores vidas. A saúde do clima e a das nossas populações requerem uma colaboração global, maior financiamento e uma partilha equitativa das soluções.
“A saúde do clima e a das nossas populações requerem uma colaboração global, maior financiamento e uma partilha equitativa das soluções.”
Na ISO, o nosso objetivo é criar um impacto ambiental, social e económico positivo através de normas que permitem ao mundo tornar-se mais sustentável. Com 75 anos de experiência, focamo-nos naquelas áreas em que podemos contribuir com soluções mais eficazes para populações mais saudáveis, para a ação climática e para cadeias de valor socialmente responsáveis.
Com um portefólio crescente de normas que mantêm as pessoas saudáveis e seguras, e apoiam a ação global sobre as alterações climáticas, a ISO desempenha um papel tremendo no apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que visam garantir um amanhã mais sustentável. Merecendo a confiança dos governos, indústrias e consumidores, estas normas são a fundação de uma sociedade mais saudável e sustentável.
Vamos abordar o Dia Mundial da Saúde 2022 tanto como um lembrete e inspiração sobre aquilo que está em causa e sobre quão importante é juntarmos forças para criar uma vida mais justa, saudável e próspera para todas as pessoas, respeitando os limites do nosso planeta único. As ações que tomarmos na próxima década serão cruciais – e as normas podem ter um papel fulcral na catalisação da mudança que é necessária para nos colocar no caminho para um mundo mais saudável.