A Winning é uma empresa de consultoria que se dedica à aplicação de métodos científicos para a resolução de problemas complexos ao nível de gestão de empresas e organizações.
Com várias certificações e parcerias internacionais na área de gestão científica, assume-se como líder no mercado, ao nível da consultoria estratégica científica. Está hoje presente em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido e Angola.

A Winning obteve a certificação nas Normas ISO 9001 e ISO 10001, em junho de 2021, com o apoio da Vexillum.
Leia a entrevista a Luís Martins da Costa, Head of Benefits Management Competency Center, Head of Operations Management Competency Center e Responsável da Qualidade da Winning!

Fale-nos um pouco sobre a Winning, a sua história, percurso e evolução.

A WINNING foi constituída em 19/12/2011 por 4 sócios. Está presente em Portugal e Espanha (mas com projetos feitos também em Itália, Cabo Verde, Inglaterra e Angola, entre outros)) e presta serviços transversais à indústria e aos diferentes setores de atividade como Banca, Seguros, Retalho, Hotelaria, Sistemas de Informação, Transportes, Serviços, Telecomunicações, Educação, Energia, Saúde, Administração Pública, Farmacêuticas e a Construção Civil.

Tem escritórios em Lisboa, Porto, Aveiro e Madrid. É a primeira empresa de consultoria no mundo a adotar o modelo de Gestão Científica no desenho das soluções para os seus clientes a partir do conceito “WE REINVENT YOUR BUSINESS MODEL” a que correspondem os serviços de Gestão Estratégica; de Inovação; de Benefícios; de Projetos; de Gestão da Mudança; de Operações,de Computer e Data Science, de Contabilidade e de Incentivos.

Luís Martins da Costa, Head of Benefits Management Competency Center,
Head of Operations Management Competency Center e Responsável da Qualidade na Winning

“Apoiamos os nossos clientes a responderem aos desafios mais complexos da atualidade: como reinventar; inovar; agir; reagir. O capital de diferenciação concentra-se na sua forma de atuação e entrega, que permite desenvolver uma curiosidade agressiva e uma profundidade analítica para criar um processo robusto munido da capacidade de instanciar e identificar de forma concreta as causas do problema.”

De que forma a Winning agrega valor aos seus clientes?

Apoiamos os nossos clientes a responderem aos desafios mais complexos da atualidade: como reinventar; inovar; agir; reagir. O capital de diferenciação concentra-se na sua forma de atuação e entrega, que permite desenvolver uma curiosidade agressiva e uma profundidade analítica para criar um processo robusto munido da capacidade de instanciar e identificar de forma concreta as causas do problema.

O portfolio de serviços é entregue de 3 formas distintas, serviços de consultoria, serviços de formação profissional e serviços especializados de investigação e desenvolvimento nas áreas de gestão.

A consultoria é baseada tanto em projetos de intervenção organizacional, como em serviços de advisory, mentoring e coaching, podendo em situações específicas passar pelo staffing dos próprios processos quando a complexidade ou a falta de quadros especializados se verifique.

Quais os motivos que vos levaram a decidir implementar a ISO 9001 e a ISO 10001?

Fomos motivados pela necessidade de certificar os nossos processos de negócio e de suporte, assim como pela necessidade cada vez mais premente de atuar em mercados internacionais, com clientes internacionais. Estes clientes, na maior parte dos casos, exigem aos seus parceiros estas certificações. No caso da 10001, o nosso foco constante na satisfação do nosso cliente, foi a principal motivação de avançar com essa certificação.

Por que razão decidiram recorrer ao apoio de uma empresa de consultoria? Qual o fator decisivo na escolha da Vexillum como consultora?

Reconhecemos que não tínhamos as competências internas necessárias para garantir um processo de certificação eficiente, cumprindo com o objetivo de timings agressivos que tínhamos – certificação em 6 meses. Por isso decidimos recorrer a consultoria de apoio especializado. Constituímos uma equipa interna com um consultor (Rui Coimbra) dedicado a 100% à implementação do projeto durante esses 6 meses, acompanhado pelo Responsável de Qualidade (Luis Costa), dedicado cerca de 20% à implementação do projeto e com um Sponsor (Sónia Jerónimo), a COO Chief Operational Officer da Winning, com acompanhamento em reunião de steering semanal.

Existiram alguns fatores críticos na escolha da Vexillum. Primeiro foi-nos recomendada por uma entidade certificadora. Em segundo lugar, desde a primeira reunião, existiu uma empatia mútua entre a Winning e as pessoas da Vexillum. Finalmente apresentaram-nos uma proposta economicamente competitiva e foram muito flexíveis a adaptar os serviços às nossas necessidades.

Sónia Jerónimo, COO & Board Advisory na Winning

“Existiram alguns fatores críticos na escolha da Vexillum. Primeiro foi-nos recomendada por uma entidade certificadora. Em segundo lugar, desde a primeira reunião, existiu uma empatia mútua entre a Winning e as pessoas da Vexillum. Finalmente apresentaram-nos uma proposta economicamente competitiva e foram muito flexíveis a adaptar os serviços às nossas necessidades.”

Qual a maior diferença/evolução ocorrida na vossa organização com a implementação do SGQ? 

A maior evolução teve a ver com a sistematização de todos os processos da Winning e com a garantia de cumprimento de todas as instruções de trabalho, por parte de todos os responsáveis ou implementadores.

Qual foi o maior desafio ao longo do processo de implementação do SGQ?

Garantir o cumprimento de todas as normas operacionais, por parte de todos, nas diversas rotinas diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Como é que a Vexillum vos ajudou a ultrapassar este desafio?

Providenciando todo o suporte e expertise necessários para termos sido certificados ISO 9001 e ISO 10001 no início de junho de 2021!