A corrupção é um dos flagelos mais caros e destrutivos para a economia mundial, arruinando comunidades e erodindo a confiança do público. A ISO tem uma Norma Internacional para combater a corrupção ao ajudar as organizações a criarem uma cultura anti subornos. Um novo guia foi agora publicado para ajudar os utilizadores da norma a maximizar os benefícios que esta oferece.

A ISO 37001, Sistemas de gestão anticorrupção – Requisitos com orientação para o seu uso, ajuda as organizações a aplicarem as medidas apropriadas para prevenir e abordar a corrupção, propiciando uma cultura de honestidade, transparência e integridade. A utilização eficaz e diligente da norma também pode minimizar a suscetibilidade em caso de suspeitas de infração, ao demonstrar que não apoia a corrupção e que implementou medidas para reduzir a probabilidade da sua ocorrência.

O novo guia intitulado ISO 37001:2016 – Sistemas de gestão anticorrupção – Um guia prático foi agora publicado para ajudar os utilizadores da norma ao dar orientações profundas e conselhos sobre a luta contra a corrupção e as medidas que podem ser tomadas para a erradicar.

O guia contém exemplos e conselhos sobre como os requisitos podem ser cumpridos, suportado por um conjunto de estudos de caso, comparações com outras ferramentas anticorrupção internacionalmente reconhecidas e uma lista de documentos suplementares que pode ser útil.

Fornece informação valiosa sobre como começar a implementar a norma, o que necessita de ser feito para implementar as medidas que esta prevê e como estas podem ser ajustadas para ir ao encontro do contexto e necessidades específicas da organização.

O ISO 37001:2016 – Sistemas de gestão anticorrupção – Um guia prático foi desenvolvido em cooperação com a UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial). Está disponível a partir do seu membro ISO nacional ou através da Loja ISO.

 

Fonte: www.iso.org