International Food Standard
Referencial de qualidade e segurança alimentar desenvolvido por grandes grupos comerciais que exigem a certificação para que se lhes possa fornecer produtos alimentares. IFS na Alemanha e França.
O referencial IFS foi desenvolvido por empresas retalhistas do mercado Alemão e Francês (Exemplo: Aldi, Lidl, Metro) e aplica-se às empresas do setor alimentar que pretendam operar nos mercados do norte da Europa Anglo-Saxónica e nos mercados aderentes às Federações de Distribuição Francesa (FCD) e Alemã (HDE).
Existem diferentes tipos de referenciais IFS em função da sua atividade na cadeia de valor alimentar:
- IFS Food;
- IFS Global Markets Food
- IFS Cash & Carry
- IFS Logistics
- IFS Broker
- IFS HPC
- IFS PACsecure
- IFS Food Store
Quais os benefícios da implementação?
- Certificação de acordo com a Global Food Safety Initiative;
- Promoção da melhoria contínua;
- Cumprimento de requisitos para entrada nos mercados Alemão, Francês e Italiano;
- Evidenciar aos distribuidores/retalhistas e produtores que o transporte, o armazenamento e a distribuição são realizados de modo a garantir a qualidade e segurança dos produtos para o consumidor;
- Assegurar que a organização controla os seus fornecedores e processos associados de modo a garantir o fornecimento de produtos seguros e com qualidade;
- Possibilidade de certificação de acordo com referenciais IFS em toda a cadeia;
- Reconhecimento internacional permitindo que o mesmo distribuidor/retalhista cumpra os mesmos requisitos em todos as suas localizações/pontos de venda em todo o mundo.