Satisfação do Cliente
A norma ISO 10002 estabelece requisitos para a criação e implementação de processos de tratamento das reclamações dos clientes, relacionadas com produtos/serviços, incluindo planeamento, conceção, operação, manutenção e melhoria. A ISO 10002 é aplicável a qualquer organização, independentemente da sua dimensão, desde que esta pretenda o crescimento do seu negócio, superando as expectativas dos clientes e promovendo a sua fidelização.
As organizações com processos de tratamento de reclamações definidos e eficazes, estruturam um conjunto de informações (problemas, causas, áreas e processos críticos, necessidades de formação e de recursos) com vista à melhoria do seu desempenho e da sua imagem, permitindo ainda uma redução de custos e melhorias nos produtos/serviços e processos. Esta norma ajuda a transformar clientes insatisfeitos em clientes satisfeitos, que se tornam nos melhores vendedores.
Quais os principais benefícios?
- Transformar clientes insatisfeitos em clientes satisfeitos;
- Comprovar o compromisso da organização com a qualidade e satisfação do cliente;
- Promover a fidelização de Clientes;
- Melhorar a eficiência Operacional;
- Melhorar a imagem da empresa no mercado;
- Melhorar a produtividade;
- Permitir uma comunicação Eficaz;
- Melhorar a Relação com Clientes.