A ISO 45001 é uma norma internacional de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). A Norma ISO 45001, foi publicada em março de 2018, e veio substituir a OHSAS 18001/NP 4397.

Um Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) é um elemento fundamental na estratégia de gestão do risco organizacional. A implementação de um SGSSO permite à sua organização:

  • Proteger a sua força de trabalho;
  • Cumprir os requisitos legais aplicáveis;
  • Facilitar o desenvolvimento contínuo.

A ISO 45001 pode ser alinhada, com alto nível de compatibilidade, com outras normas dos sistemas de gestão, como sejam a ISO 9001:2015 ou a ISO 14001:2015.

A intenção da ISO 45001 é fornecer à organização uma elevada compreensão das questões que podem afetar (positiva ou negativamente) a forma como esta gere as suas responsabilidades de saúde e segurança ocupacional em relação aos seus colaboradores.

Vamos conhecer as principais áreas e contexto organizacional

O grande foco da ISO 45001 é o contexto organizacional. A ISO 45001 vem reforçar a participação e o envolvimento do trabalhador, assim como as necessidades e expectativas deste e das outras partes interessadas relativamente à gestão da saúde e da segurança ocupacional.

A liderança apresenta um papel fundamental na ISO 45001, sendo a gestão de topo responsável pela eficácia do sistema de gestão e ainda participante ativa.

De forma a otimizar a capacidade do sistema de gestão é dada importância à necessidade de tomar medidas, tanto para os riscos como para as oportunidades de melhoria. Tornam-se críticas todas as questões que afetem a capacidade da organização em atingir os seus objetivos definidos para seu SGSSO ou o cumprimento das políticas de SSO.

“A liderança apresenta um papel fundamental na ISO 45001, sendo a gestão de topo responsável pela eficácia do sistema de gestão e ainda participante ativa.”

Abordagem ao SGSSO baseada no risco

E requerida a adoção de uma abordagem baseada no risco quando desenvolver e implementar um SGSSO na sua empresa. Assim, deve identificar riscos e oportunidades para assegurar que o SGSSO alcança os resultados pretendidos.

Esses riscos e oportunidades são aspetos relevantes e/ou determinados pelo contexto organizacional. A organização deve planear ações que abordem esses riscos e oportunidades, implementá-las nos seus processos de SGSSO e avaliar a eficácia dessas ações.

Benefícios da ISO 45001

A ISO 45001 ajuda a sua organização a alcançar os resultados pretendidos do seu sistema de gestão SSO. Os benefícios da implementação incluem:

Melhoria contínua do desempenho da SSO

  • Determinar os perigos e riscos associados às suas atividades;
  • Estabelecer controlos para minimizar os efeitos potenciais dos perigos e riscos;
  • Aumentar a consciência dos perigos, riscos e controlos operacionais associados através da informação, comunicação e formação;
  • Estabelecer e desenvolver as competências necessárias;
  • Desenvolver e apoiar uma cultura de saúde e de segurança no trabalho;
  • Redução de custos.

Cumprimentos dos requisitos legais, assim como outros requisitos

  • Incluir um compromisso para o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos.

Realização de objetivos da SSO

  • Redução de perigos e riscos;
  • Melhorar a segurança e saúde no trabalho;
  • Assegurar a conformidade com a sua política de SSO.

E ainda demonstrar a conformidade com os requisitos da Norma.

Contacte-nos e descubra as soluções de implementação da ISO 45001 à medida da sua empresa que a Vexillum tem para lhe propor!