Nos últimos anos, têm surgido uma série de regras, normas, legislações e práticas de mercado relacionadas com a responsabilidade social, tendo como objetivo um desenvolvimento mais sustentável para as organizações e, consequentemente, para a sociedade.

Organizações que atuam com Responsabilidade Social contribuem para a construção de um mundo melhor.

O objetivo principal das normas e ISOs de Responsabilidade Social é assegurar o compromisso das empresas com a redução de impactos ambientais e desigualdades sociais.

Para isso, as certificações propõem guias para as práticas da empresa. Estes guias ajudam a pautar as ações voltadas para os públicos interno e externo, garantindo que elas estejam voltadas à defesa do bem-estar e da moral, à manutenção dos valores dos públicos de interesse e à preservação de recursos ambientais.

Normas como a ISO 26000, NP 4469 e a SA 8000 foram desenvolvidas com o intuito de fornecer orientações às organizações para que se tornem mais responsáveis, sustentáveis e humanas.

Contudo, as finalidades de cada uma são diferentes e é preciso ter conhecimento dessas finalidades antes de se decidir qual das normas implementar.

Comparação entre a SA 8000 e a ISO 26000

A norma SA 8000 e a ISO 26000 são normas internacionais.

A principal diferença entre ambas, é o facto da norma SA 8000 ser uma norma certificável, enquanto a ISO 26000 não é certificável, apenas fazendo recomendações e não estabelece requisitos a serem cumpridos.

Também a sua abrangência é distinta.

A SA 8000 é uma norma que abrange o domínio de Responsabilidade Social (Centra-se nos Direitos Humanos), tais como o trabalho infantil, trabalho forçado, discriminação, remuneração, horário de trabalho, segurança e saúde, práticas disciplinares, sistema de gestão e liberdade de associação e direito à negociação coletiva.

A ISO 26000 cobre todos os elementos corporativos de responsabilidade social (social, económica e ambiental) composto por 7 princípios: responsabilidade, transparência, comportamento ético, respeito pelos interesses das partes interessadas, respeito pelo estado de direito, respeito pelas normas internacionais de comportamento e respeito pelos direitos humanos.

“O objetivo principal das normas e ISOs de Responsabilidade Social é assegurar o compromisso das empresas com a redução de impactos ambientais e desigualdades sociais.”

Comparação entre a SA 8000 e NP 4469

As duas normas são normas certificáveis, sendo uma de caráter internacional (SA 8000) e outra de caráter nacional (Portugal – NP 4469).

A norma SA 8000 é mais centrada na relação das empresas com as suas partes interessadas internas e incide em questões relacionadas com práticas de trabalho socialmente aceites com benefícios para toda a cadeia produtiva.

A NP4469 é uma norma que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS), incidindo sobre o fator económico, social e ambiental do modelo de gestão das organizações que o adotam. Esta norma é mais adequada para as organizações que estão num patamar diferenciado, ou seja, as que procuram uma relação ética com os stakeholders externos e internos tais como, sindicatos, governo, ONG’s, comunidade, imprensa, entre outras.

A NP4469 é uma norma mais abrangente, indo para além da empresa (SA8000), podendo ser aplicado a qualquer tipo de organização independentemente das suas características. Outra diferença relevante é que a NP4469 se baseia na metodologia do ciclo PDCA (planear, fazer, verificar e atuar).

Comparação entre a ISO 26000 e a NP 4469

A norma ISO 26000 é uma norma internacional, sendo a NP 4469 uma norma de abrangência nacional.

Outra diferença relevante entre as duas normas, é que enquanto a norma NP4469 é uma norma certificável, a ISO 26000 não é certificável, ou seja, não estabelece requisitos a serem cumpridos, apenas fazendo recomendações.

Outra diferença relevante é que a NP 4469 se baseia na metodologia do ciclo PDCA (planear, fazer, verificar e atuar). A ISO 26000 não propõe um sistema de gestão específico, mas traz princípios que podem ser adicionados aos sistemas de gestão já existentes, sugerindo formas de integrar a responsabilidade social nas atividades usuais da organização.

A norma serve como uma orientação para identificar as áreas da organização em que a inclusão da responsabilidade social é mais relevante. Norteia, também, sobre como lidar com os principais temas envolvendo a sociedade e o meio ambiente.

As normas NP 4469 e ISO 26000 são complementares. A norma NP4469 refere-se à Responsabilidade Social, sistemas de gestão e requisitos, mas a conformidade com a primeira, não implica a conformidade com todas as diretrizes da norma ISO 26000. No entanto, a adoção da primeira pode ajudar as organizações na implementação das diretrizes da norma ISO 26000.

Que norma implementar?

Antes de optar por uma norma, é necessário que se conheça as normas e que se tenha claro os objetivos, necessidades e expectativas da empresa.

Certo é que, com uma gestão eficiente integrada à Responsabilidade Social, existirão ganhos não apenas para a organização, mas também para as partes interessadas, contribuindo para um bom relacionamento e a legitimidade da organização na sociedade.

Além disso a organização será vista como um agente positivo para o desenvolvimento sustentável.

Desenvolva e melhore a Responsabilidade Social da sua empresa!