Hoje, dia 10 de novembro 2022 celebra-se o Dia Mundial da Qualidade.
Trata-se de um dia promovido pelo CQI- Chartered Quality Institute, e em Portugal pelo IPQ – Instituto Português de Qualidade, responsável pela gestão do Sistema Português de Qualidade (SPQ).
O tema deste ano é “Consciência de Qualidade: fazer bem e o que está certo”.
Nesse sentido, pretendemos felicitar todos os profissionais da área da qualidade, consultores, responsáveis da qualidade, entre outros cargos relacionados, que lutam diariamente para implementar melhorias contínuas, entregar soluções satisfatórias, melhorar o ambiente organizacional e proporcionar oportunidades de crescimento.
Sabemos que o tema “Qualidade” passou por muitas evoluções, ao longo dos anos, e cada vez mais ganha espaço relativamente ao aumento de competitividade e mudanças no comportamento do consumidor.
Com o consumidor mais informado, mais crítico e com novos processos de decisão, as empresas têm a necessidade de aumentar a produtividade, reduzir os custos, e sobretudo de melhorarem a qualidade dos seus produtos e/ou serviços.
É exatamente este o caminho que abriu espaço para o setor de qualidade na cultura empresarial.
O papel da qualidade é fundamental no contexto empresarial
Qualidade não é para ser dita, mas sim praticada todos os dias, em todos os setores e níveis hierárquicos.
Mais do que uma certificação, um Sistema de Gestão, de acordo com a norma ISO 9001, é um compromisso da organização com a Qualidade, assegurando que executa as atividades e disponibiliza os recursos necessários para uma melhoria continua da prestação dos serviços aos clientes, superando expectativas e destacando-se da concorrência.
Investir num sistema de gestão da qualidade de excelência, é uma postura que todas as organizações deverão adotar, de forma a demonstrar respeito e preocupação em satisfazer as expectativas dos clientes atuais e futuros.
O responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade ou a equipa da Qualidade da organização, devem ser o suporte da administração ou gerência, na tomada de decisão. É necessário direcionar as informações do sistema de gestão para ajudar a gestão de topo a atuar de maneira assertiva neste momento.
“Qualidade não é para ser dita, mas sim praticada todos os dias, em todos os setores e níveis hierárquicos. “
Através de uma análise mais critica dos processos, indicadores e informações consolidadas, a organização irá conseguir monitorizar os processos, analisar o desempenho das atividades, sintetizar informação e medir o sucesso das alterações que vão sendo implementadas.
Consequentemente, a gestão de topo terá informações mais detalhadas e consolidadas que permitam uma tomada de decisão mais sustentada, promovendo a melhoria continua do desempenho da organização.
Em tempos críticos como os que atravessamos, o planeamento e controlo adquirem uma importância ainda maior e a Gestão da Qualidade ajuda as empresas a controlar custos, despesas, colaboradores, matérias-primas e tudo o que for relevante ao desempenho da organização.
Com um Sistema de Gestão adequado aos objetivos e atividades da organização, existe uma melhoria da produtividade, através da organização dos postos de trabalho e metodologias de trabalho normalizado.
O benefício financeiro resultante, é o resultado da melhoria da organização expressa em termos monetários, obtido por práticas internas da organização efetivas ao nível da eficiência.
Além disso, para que uma organização consiga obter os benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade, é fundamental que ela promova formações aos colaboradores, com o objetivo de compreenderem as informações mais práticas.
Cada colaborador da organização deve ter consciência da sua importância, da importância de desempenhar bem o seu papel e da forma positiva ou negativa de como o seu desempenho individual afeta o desempenho da organização.
Cultivar um ambiente de trabalho organizado, onde há troca de informações e uma equipa envolvida com suas funções, é algo que irá facilitar o dia-a-dia.
Um Sistema de Gestão da Qualidade tem um papel fundamental dentro de uma organização. Seguir os requisitos da norma é importante para manter a credibilidade da organização no mercado, mas, acima de tudo, para tornar a rotina de trabalho mais saudável, produtiva e eficaz.
Independentemente da dimensão e área de atuação de uma organização, um Sistema de Gestão da Qualidade adequado à sua organização, assegura a otimização do seu desempenho.
Não só neste dia, mas todos os dias, olhe para a gestão da qualidade como a base de uma estrutura empresarial eficaz.
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