Um dos principais ativos de uma organização, são os seus recursos humanos.
Por mais tecnológica que a empresa que torne, com o objetivo de ser mais produtiva e eficiente, os seus colaboradores continuam a ser responsáveis pelo sucesso dos processos operacionais.
A ISO 9001 assegura esta importância com os requisitos 7.2 Competência e 7.3. Consciencialização.
Segundo a norma, a organização deve:
- Identificar as competências necessárias para o pessoal que desempenhe atividades que afetem a qualidade;
- Garantir que essas pessoas são competentes com base em educação, formação ou experiência adequadas;
- Confirmar e assegurar que as competências são adquiridas, validando a eficácia das ações empreendidas;
- Reter informação documentada adequada como evidência das competências.
Ou seja, para o bom desempenho e eficácia de um Sistema de Gestão da Qualidade, é fundamental que a organização determine, adquira, desenvolva e assegure as competências necessárias dos seus colaboradores.
Além da formação e competências necessárias para um correto desempenho da sua função, é fundamental que os colaboradores conheçam as informações gerais do funcionamento do sistema de gestão da qualidade.
A sua consciencialização pelo sistema, irá influenciar o seu envolvimento, participação e desempenho.
A organização deve assegurar que os seus colaboradores:
- Conhecem as diretrizes gerais da organização sobre a sua política da qualidade;
- Os objetivos da qualidade, pelo menos referentes ao seu departamento;
- A sua contribuição para a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
- Das implicações de não estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade.
Para um bom desempenho de um Sistema de Gestão da Qualidade, cada colaborador deve ter consciência da sua importância no sistema, de como ele contribui e como sua evolução individual têm impacto no todo. Da mesma forma, deve ter consciência das consequências de possíveis falhas.
“Para o bom desempenho e eficácia de um Sistema de Gestão da Qualidade, é fundamental que a organização determine, adquira, desenvolva e assegure as competências necessárias dos seus colaboradores.”
A ISO 9001 pretende assegurar que cada colaborador da organização tem consciência da sua importância, da importância de desempenhar bem o seu papel e da forma positiva ou negativa de como o seu desempenho individual afeta o desempenho da organização.
Para promover uma análise sistemática do desempenho dos colaboradores, em relação às suas atividades e resultados desejados e alcançados, é fundamental ter um processo de avaliação de desempenho.
Não basta planear, é preciso acompanhar as ações, seus resultados e identificar eventuais necessidades de correção. Assim, ao identificar lacunas nas competências dos seus colaboradores a organização deve planear as ações necessárias para que as possa corrigir.
Além dos colaboradores internos, todos os recursos humanos que estejam a atuar sob o controlo da organização, seja em regime de trabalho temporário ou que realizam processos e funções contratadas a fornecedores externos, devem estar conscientes do seu papel no Sistema de Gestão da Qualidade da organização.
Resumindo, para que uma organização consiga obter os benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade, é fundamental que ela promova formações aos colaboradores, com o objetivo de compreenderem as informações mais práticas, assim como para estarem sensibilizados para a importância do processo.
A organização deverá ter um plano de formação alinhado com os seus objetivos e garantir que os colaboradores recebem a formação adequada às suas tarefas e responsabilidades.
Na Vexillum, acreditamos que a principal ferramenta de uma organização são os seus colaboradores.
A qualificação dos recursos humanos é uma estratégia essencial para o sucesso sustentável e contínuo de uma organização. Defendemos que estas devem desenvolver o seu sistema de gestão baseado na inovação e no conhecimento, de modo a encarar o futuro como um tempo de oportunidades e de desafios a vencer.
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